[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 18:12:00 WEST

On Tuesday 03 April 2007 13:38, Bruno Rodrigues wrote:
> Rui, concordo 100% com o que disseste aqui.

Já é um passo.

> Só quero deixar claro que
> a culpa disto é 99% das Labels, e 1% da Apple por ter de ter baixado
> as calças.

Reconheceres culpa à Apple também é um passo. Não concordo é em "apenas 1%".
Anyway...

> É às labels que nos temos de queixar! Nunca na vida me
> ouvirias a defender o que quer que seja relativo a DRM!

Devemo-nos queixar a muitas entidades, incluindo às major labels, sim. Uma
coisa que se podia fazer (talvez falar com a DBD para fazer isto em grande
escala?) era uma petição à EMI a dizer "ah e tal, que tal também dar hipótese
aos consumidores de obter os seus CD's sem DRM?". Muitas outras acções se
poderão desencadear. Vamos planeá-las e executá-las.

> PS: podes ver o acrescimo de 30% como uma taxa de direitos de autor,
> ou o que raio é chamado aí em Portugal - aquela taxa que pagas quando
> compras uma resma de papel, uma fotocopiadora, um cd virgem ou um
> gravador de cds.

Esses 30% não são direitos de autor (os direitos não têm preço e a percentagem
que o autor recebe depende do seu acordo com a editora, e não do acordo entre
a editora e as lojas). Também não são "aquelas taxas", nem essas taxas são a
representação do "direito de autor".

> É a mesma coisa.

Não é a mesma coisa.

> Pagas uma taxa para cobrir as  despesas causadas pelos "piratas".

Nem essas taxas são (pelo menos abertamente) para cobrir as despesas causadas
pela pirataria, nem isso poderia ser dito assim - soariam ainda mais
ridículas. O inocente não deve pagar pelo culpado.

> Atenção que não estou a dizer que está correcto, estou só a comparar as
> duas "taxas".

Essa comparação não pode ser feita. Numa, estás a pagar uma taxa no suporte
que estás a fazer cópia, noutra estás a pagar no acto da compra da música. É
a mesma coisa que essas taxas que põe nos CD-R's fossem pagas de cada vez que
compras um CD ou uma Cassete ou um Vinil, ou que esses $.30 fossem pagos na
altura da compra de um modem (visto que fazes download da música usando
aquele equipamento). Mas vamos lá parar de lhes dar mais ideias parvas... Já
chega o que estão a tentar fazer aos ISP's.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT