Re: [ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Bruno Rodrigues bruno.rodrigues litux.org
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 15:28:28 WEST

On Apr 3, 2007, at 16:19 , Diogo Constantino wrote:

> Software é software, outras coisas, são outras coisas, têm naturezas
> diferentes, e eu trato cada coisa de acordo com a sua própria
> natureza e
> com mecanismos visam proteger a minha liberdade de acordo com a
> natureza
> da coisa.

Naturezas diferentes porquê? Da mesma forma que podes optar entre um
closed-source Photoshop e um opensource Gimp, tambem podes contratar
os serviços de um canalizador, ou fazê-lo tu próprio, e inclusive
criar um wiki sobre "tudo sobre canalização", etc. Continuam a ser
ideias e implementação de ideias. Porque hás-de comprar roupa, se
podes comprar a materia prima e fazer tu a tua roupa, usando modelos
tirados da net. etc eetc. Porque não fazes isso tambem?

> Para mim também!

> A sério?
> Eu acho é que precisas de aprender que os computadores não se usam
> espetando pregos! Existem umas coisas chamadas teclados, ratos,
> monitores. Esses e outros dispositivos de entrada e saída permitem-te
> utilizar interfaces, com as quais usas os computadores.

Lol que raio de comparação. Eu vivi varios anos com linux e demorei
demasiado tempo (em alguns casos nunca consegui) até ter o computador
a fazer o que eu queria - suspends do laptop, placa de som sem
crashar a cada suspend, placa grafica que nunca teve 3D, guerras de
KDE vs. gnome, etc.etc. Eu sei que está tudo muito melhor hoje em
dia, com Ubuntus e laptops mais bem comportados em termos de
hardware, mas continua a ser complicado.

Diz-me uma marca e modelo de laptop que seja tão bom como um macbook
pro, e que o linux suporte a 100%, e onde eu possa trabalhar sem
preocupações.

> [...]
> para as colocar a funcionar.
> Isso de as coisas não funcionarem out of the box em GNU/Linux é um
> mito,
> porque muitas vezes (se não na maioria), é assim que funcionam.
> O único tempo que gasto a fazer manutenção ao meu laptop onde
> trabalho é
> a olhar para a lista de actualizações que estão disponíveis (em
> relação
> à qual o meu sistema me informou activamente) e a autorizar a
> realização
> das actualizações. Tudo o resto é produtividade.

Tens o hardware todo a funcionar correctamente? 3D, som, rato,
suspend, dispositivos USB (printers, scanners, cameras, etc) ?

> A questão é que eu não troco a minha liberdade por facilidade.
> E o dia em que eu não puder usar Software Livre, é o dia em que deito
> todos os computadores que tenho para o lixo, e me dedico a cavar
> batatas.

Eu tambem gostaria de o fazer, mas quando a minha liberdade impede
que eu seja produtivo, então tenho de optar por um meio termo e ir
lutando a pouco e pouco, né?