[ANSOL-geral] EMI diz não a DRM

Marcos Marado Marcos.Marado sonae.com
Terça-Feira, 3 de Abril de 2007 - 11:41:09 WEST

Bom dia,

On Monday 02 April 2007 23:13, Bruno Rodrigues wrote:
> Parabéns Marco.

É Marcos.

> É por estas que me sinto feliz de estar fora de
> Portugal e deste tipo de mentalidade. Qual é agora o raio do
> problema? Está tudo mal? Somos uns coitadinhos? Enfim.

Não é uma questão se "mentalidade Portuguesa", é uma questão da "minha
mentalidade". Efectivamente vejo um problema onde a maioria não vê - nem, por
exemplo, a DefectiveByDesign. Não tem nada a haver com o "ser Português", nem
com a "mentalidade do coitadinho". Pelo contrário, tu demonstras ter a
mentalidade do "lá fora é que se tá bem, em Portugal é só tótós". De qualquer
forma, tudo isto é off-topic.

Qual é o problema? Está tudo mal? Somos uns coitadinhos?
1) O problema é que se está a instituir o DRM como o "formato por omissão".
2) Não está ~tudo~ mal, tal como nunca tudo pode estar, nem mal nem bem.
3) Não somos uns coitadinhos, bem pelo contrário - somos os consumidores,
somos os artistas e somos os amantes de música. Ou seja, somos todas as
partes necessárias para o negócio da indústria discográfica. Somos nós que
temos a faca e o queijo na mão, somos nós que podemos mudar a indústria
discográfica para onde quisermos. Mas para isso temos de estar todos a
caminhar na mesma direcção, em vez de aceitar confortavelmente o que "nos
oferecerem". Roubam-nos uma quantidade de liberdades e substituem-nas por um
produto que, se quiseres comprar (e pagar por ela) podes voltar a ter,
potencialmente, essa liberdade. Na sua essência, tiraram-te algo para depois
to venderem. É engraçado, compras uma casa, depois pagas mais 30% para
poderes ter as chaves, e achas que tudo está bem.

> Qual é o problema de pagar mais algum dinheiro e obter musica com
> melhor qualidade (128KB -> 256KB) e como bonus ainda vir sem DRM?

Aqui o bonus não é o DRM. No máximo poderias dizer que por mais $.30
tens "mais qualidade e livras-te do DRM". Claro que tecnicamente a
possibilidade de mais qualidade tem a haver com o facto de não teres DRM,
claro que o "fabrico" das faixas sem DRM sai extremamente mais barato, e
claro que o DRM é algo que estás a comprar mas logo desde início não querias.
O DRM poderia, no máximo, ser um extra - mas a sua remoção não. É a mesma
coisa que comprares um livro que tem um cadeado, e depois chamares "extra" a
chave para o abrir.

> Quem esteve satisfeito até agora (2 milhoes?billioes de musicas), irá
> continuar contentissimo com as suas musicas a 0.99. Quem quer DRM-
> FREE, tem agora FINALMENTE essa OPÇÃO.

Mais uma vez a falácia. TODA A GENTE quer DRM-Free. Ainda não encontrei uma
única pessoa que _prefira_ a música no formato sem DRM. A diferença é que
eles estão a colocar as pessoas a ponderar "será que vale a pena pagar mais
$.30 para voltar a ter estes DIREITOS que se calhar não vou usufruir? Ou
seja, tiram-te os direitos e depois comercializam-se. E é contra isso que eu
estou. Queres "opção"? Põe ambos os formatos, com e sem DRM, ao mesmo preço,
e vê as pessoas a escolher.

> DRM-Free é um bonus. Mais bitrate é outro bonus. Se os gajos
> cobrassem dinheiro só pelo bonus DRM-Free, aí eu tambem ficaria
> chateado. Mas não.

DRM-Free não devia ser um "bonus" (na realidade produto, visto que tens de
pagar por ele), mas sim um DIREITO. Além disso, eu posso não querer saber do
bitrate, mas para ter os meus DIREITOS tenho de COMPRAR esse produto. Sim,
fico aborrecido.

> E se calhar tu escreveste isto (e os posts) de
> cabeça quente, sem ler bem as noticias.

Não só li as notícias e os comentários, como ambos os press-releases e assisti
ao webcast.

> E que te deu (a ti, consumidor) a opção de DRM-Free foi o carissimo
> Steve.

O Steve não me deu nada. O Steve TIROU-ME direitos e agora está a tentar
vender-mos.

> DRM is dead. Thank you Steve! Agora larguem-me a perna, vendors FDP...

Era bom que o DRM estivesse morto. Infelismente está longe. A tua amiga EMI
continua a vender CD's com DRM, o teu amigo Steve continua a vender com DRM
faixas de indies que NÃO QUEREM o DRM, e vai vender os seus filmezinhos da
Pixar na sua lojinha iTunes COM DRM. Gostava de ter esse optimismo à minha
frente, mas não tenho.

--
Marcos Marado
Sonaecom IT