Re: [ANSOL-geral] Bitaites ao Mariano e Porto Cidade Tecnológica...

pedro mg seti tquadrado.com
Quarta-Feira, 8 de Fevereiro de 2006 - 17:54:14 WET

André Isidoro Fernandes Esteves wrote:
  > Notas sobre o Porto Cidade tecnológica e coisas associadas.
> - Essas feiras são muito bonitas, mas dependem sempre de apoios finançeiros,
> compromissos políticos e uns quantos sacrificados. A longo prazo, além de se
> marcar território não têm grandes consequências. Falaram aqui em pressionar a
> TV para apresentar a perspectiva do software livre...

A TV é como as mentiras: tem mais efeito se fôr repetida muitas vezes.
Em relação à TV, para atingir as massas, começar a falar em software
livre só vai ser entendido por informáticos (e nem todos). Aposto que
mais de 95% das pessoas pensa que o software da Microsoft é livre, mesmo
este "livre" sendo entendida nas suas várias interpretações possíveis, e
mesmo uma boa explicação no telejornal. É um assunto que não interessa
as massas independentemente dever ou não.
Agora, fale-se em vírus, em e-mail, em "spam", em segurança, ... e
refiram-se exemplos de software livre como forma para combater o mal que
o retorno em termos de ouvintes e de curiosidade vai ter pontos a nosso
  favor. Caso do Firefox que crescre junto às massas (microsoftianos com
quem convivo, de família a amigos e conhecidos, ostentam com orgulho o
facto de "uso o Mozilla como me disseste"). Só numa segunda fase, após
chamar a atenção das massas (sejam massas técnicas ou não) é que se pode
  começar a tentar fazer perceber o que é mesmo o software livre e como
é que ele pode ajudar o indivíduo e o grupo.

Não  vi o Porto Cidade Tecnológica como uma LIP. Foi mais do que isso.
Então a que se organizou ao ar livre junto à Camara foi mesmo uma feira
de conhecimento. Vi lá gente de "todo" o lado do país. É verdadade que
foi esmorecendo, mesmo depois de dispor de locais melhores para o efeito.
Mas caramba, atacar em várias frentes é isso mesmo. Não matar
oportunidades é essencial.

> As duas coisas estão ligadas. O que precisamos é de números e uma cultura de
> grass-roots que permita deslocar peso sobre as instuições públicas.
> E isso só se alcança com movimentação local e comunicação global.

Trabalho com hospitais na área dos aprovisionamentos, e em quase todos
os hospitais vejo formas de Linux instalado aqui e ali, embora
maioritariamente nos pc's de informáticos. Mas isso significa que há
vontade, está é bastante dispersa. Não perco uma oportunidade para falar
sobre isso e sobre a responsabilidade destes na criação de uma base de
utilizadores que são aos milhares nessas instituições. Claro que os
administradores são como os políticos e gostam de "mandar" (palavra
aplicada intencionalmente, na sua forma tosca) não ouvindo "quem sabe da
poda".

> Quando foi a última LIP que organizaram? Foi só no cantinho habitual do
> grupinho universitário? Ou foi na junta de freguesia e/ou informalmente no
> centro comercial?
>
> Quem aqui é que se reune com os seus amigos locais uma vez por mês, 15 dias ou
> por semana para trocar informação, aprender coisas novas, apresentar
> problemas, exibir-se tb é importante) e conviver? Quem é que bloga sobre
> isso?

Uma vez mais digo, há vontade e até trabalho feito mas estão dispersos.
O esforço deve talvez ser direccionado para a concentração. Afinal não
somos os EUA, somos pequenos mas isso não deveria ser encarado também
como uma vantagem ?

> Depois pode vir a ANSOL e terá espaço de manobra, pseo político e capacidade
> de mobilização financeira para todas essas coisas de que falam.
>
> Sejam evangélicos! infectem os outros com o meme da liberdade, da tecnologia,
> da criatividade, da originalidade, do individualismo responsável, da prática
> e gozo como conhecimento.
>
> Para termos uma casa não podemos começar pelo telhado.
>
> Mexam-se! Se se mexerem mais motivados ficam os outros para se mexer.

Neste tipo de discurso penso ser melhor adoptar o tempo verbal na forma
   "mexamo-nos" em vez do "mexam-se" :]

Esta lista é o reflexo da nação. A lista geral tem pouquíssimo tráfego.
Ou seja, se nem aqui se fala... Uma curiosidade: há muita gente inscrita
na lista ? Organizar as hostes :)

--
pedro mg