[ANSOL-geral] Mariano Gago

Gonçalo Valverde goncalo.valverde gmail.com
Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2006 - 15:12:29 WET

On 2/7/06, Jaime E. Villate <villate  fe.up.pt> wrote:
> Reparem que as duas resoluções da AR referidas acima foram iniciativa
> do PCP, e estão escritas numa forma muito pacífica, que, no
> meu ver, não implica nenhum compromisso forte em relação ao
> software livre, por parte de quem votar a favor.

É verdade que não implica um compromisso forte pois são resoluções da
Assembleia da República, não vinculando o governo. No entanto, do meu
ponto de vista um partido ao votar resoluções que teem como objectivo
a criação de condições para a promoção e utilização de software livre
deveria revelar no mínimo um compromisso desse partido para com esse
tipo de software.

Quanto a estas resoluções serem escritas numa linguagem pacífica ou
não, penso que isso passa pelo tipo de abordagem pretendida. Em vez de
se optar por uma imposição do Software Livre (como foi a abordagem de
outro projecto de lei) pretendeu-se apostar na criação de condições
materiais efectivas para a utilização e desenvolvimento do mesmo.
Agora podemos é discutir se um projecto de resolução da AR sem o
comprometimento activo do governo é suficiente, e ai a resposta é
obviamente que não. Mas novamente, se um partido enquanto está na
oposição vota favoravelmente um conjunto de medidas (mesmo que seja no
âmbito de um projecto de resolução), seria de esperar que quando
estivesse no governo as implementasse. Se calhar é ingenuidade da
minha parte, mas um pouco de coerencia não faz mal a ninguém e acho
que algumas pessoas deveriam ser relembradas de posições passadas.
Especialmente quando se apresenta um plano tecnológico como uma das
grandes alavancas para o futuro do país e depois não só se ignore de
todo a questão do Software Livre como depois se faça uma OPV do mesmo
à Microsoft.
E claro que o Mariano Gago não é todo o PS, mas do meu ponto de vista,
sendo um ministro do PS faria todo o sentido seguir a linha politica
desse partido. Agora podemos é discutir se o PS está minimamente
interessado na questão do software livre, e o que o Jaime indicou
parece indicar que não está.

Sobre o interesse do PCP, tendo em conta que não só convidou por dois
anos consecutivos um orador da ANSOL para participar em debates
relacionados com software na Festa do Avante, como tendo militantes
seus directamente envolvidos na comunidade do Software Livre, penso
que existe uma clara demonstração de interesse nessa área. Presumo que
o mesmo seja verdade no caso do BE.