[ANSOL-geral] Mariano Gago

Jaime E. Villate villate fe.up.pt
Terça-Feira, 7 de Fevereiro de 2006 - 10:37:27 WET

On Tue, 2006-02-07 at 10:04 +0000, Carlos Patrão wrote:
> Qual é a tua explicação para a mudança de sentido de voto do PS nas
> patentes de software ?

> On Tue, 2006-02-07 at 10:16 +0000, Gonçalo Valverde wrote:
> Por outro lado o PS votou favoravelmente em 2004 as seguintes
> resoluções da Assembleia da República:
> - "Recomenda ao Governo a tomada de medidas com vista ao
> desenvolvimento do software livre em Portugal."
> (http://www3.parlamento.pt/PLC/Iniciativa.aspx?ID_Ini=20491)
>
> -«Contra as patentes de software na União Europeia em defesa do
> desenvolvimento científico e tecnológico.»
> [...]

O Software Livre tem ganho alguma força na CE. Os programas de
financiamento de projectos já têm muitas medidas específicas
para financiar projectos de "open source". No meu ver, o PS
está consciente dessas novas oportunidades e não quer deixá-las
passar.

No entanto, parece-me que apoiam a sua própria versão, distorcida,
do software aberto, e não estão dispostos a ouvir à comunidade
do software livre em Portugal. Os contactos que tentei fazer
com políticos do PS nunca foram possíveis, enquanto que outros
políticos do PCP e BE têm ouvido o que eu tinha para lhes dizer
e até têm pedido a minha opinião em algumas ocasiões.

Reparem que as duas resoluções da AR referidas acima foram iniciativa
do PCP, e estão escritas numa forma muito pacífica, que, no
meu ver, não implica nenhum compromisso forte em relação ao
software livre, por parte de quem votar a favor.

Jaime Villate