[ANSOL-geral] CDs, copying, etc

Carlos Patrão cpatrao moredata.pt
Quinta-Feira, 6 de Abril de 2006 - 16:05:27 WEST

Graham Seaman wrote:

> [...]
> (fc-uk-discuss  lists.okfn.org) esta a preparar uma resposta a um
> artigo no Guardian, que entre outras coisas diz:
>
> "Portugal, where CD sales have fallen by 40% over the last four years,
> has been one of the countries most affected by illegal file-sharing.
> John Kennedy, the chairman of the International Federation of the
> Phonographic Industry (IFPI), which represents the record industry
> globally, warned that Portugal's music industry could disappear
> altogether without stringent anti-piracy measures."
>
> Alguem aqui tem alguma informacao factual que poderiamos usar para

As informações que eu tenho é que a industria fonográfica portuguesa
está mesmo arruinada, mas o nosso problema é que somos mais pobres que
os outros, a "crise" atinge-nos muito mais, pelo que o peso do preço
elevadíssimo dos CDs e DVDs para o nosso poder de compra é determinante
para levar as pessoas (sobretudo as mais jovens) a fazerem downloads da
Net em vez de comprarem os originais.

Se baixarem os preços dos CDs e DVDs, nomeadamente através de uma taxa
de IVA mais baixa, por exemplo igual à dos livros (5%), acredito que as
vendas destes produtos culturais acabaria por subir.

PS:

Não se entende porquê que um CD ou um DVD são menos culturais que um livro.

Os artistas também poderiam vender os CDs e DVDs como livros oferecendo
o respectivo disco óptico :-)

Abs.