[ANSOL-geral] mozilla e gnome

Paulo de Carvalho plc netcabo.pt

João Miguel Neves wrote:

> OS meus comentários têm a ver com tentar perceber as bases do que estás
> a pensar.

> Porque é que a falta de integração é um problema?
>
> Pessoalmente não gosto de integração, mas da possibilidade de integrar.

Penso que quando o Daniel mencionou a falta de integração quis referir-se
a, por exemplo, coisas como "Arrastar e Largar" ou mesmo algo "tão simples"
como "Cortar e Colar" entre aplicações baseadas em sistemas de componentes
diferentes como o Gnome e KDE, por exemplo.

Isto é um problema já assumido pelas comunidades que desenvolvem
sistemas de componentes orientados para o Desktop e o FreeDesktop.org
é um produto disso mesmo e de uma necessidade de se atingir a tal
integração e aumentar também a possibilidade de integrar. (Hummm, já
não devo estar a dizer coisa com coisa :) )

Na minha opinião tanto a integração como a possibilidade de integrar
são muito importantes. A última mais importante para os integradores
de sistemas, a primeira para os utilizadores finais.

A integração no Desktop é importante, na medida em que permitirá uma
experiência mais consistente e coerente ao utilizador tão importante
no Desktop.

O polémico projecto Bluecurve da RedHat foi um passo importante nessa
direcção. Poderá não ter sido uma coisa 100% bem feita,  porque não
foi (compreende-se perfeitamente a revolta da comunidade KDE), mas
foi um passo tomado na direcção certa.

Paulo.