[ANSOL-geral] mozilla e gnome

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Sexta-Feira, 7 de Maio de 2004 - 09:23:45 WEST

On Fri, 2004-05-07 at 10:18 +0000, Daniel Carvalho wrote:
> Acho que um dos problemas do Linux é a falta de integração entre
> projectos. Principalmente no desktop.

O kernel tem um desktop, que estranho... ou estarias a falar do
GNU/Linux em vez de apenas do kernel chamado Linux?

   Obter o Linux completo:
   http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.5.tar.bz2

   Obter um GNU/Linux:
   Debian, Red Hat, Fedora, SuSe, Mandrake, Gentoo, Slackware, ....

> Por exemplo, se eu quisesse acrescentar funcionalidades à programas, ia
> ter que aprender as arquitecturas do mozilla, gnome (ou kde) e openoffice?

Se quiseres acrescentar funcionalidade a qualquer programa tens de
estudar o código do programa.

Se quiseres desenvolver para o desktop GNOME tens de aprender
tecnologias GNOME.

Se quiseres desenvolver para o desktop KDE tens de aprender tecnologias
KDE.

Parece-me auto-evidente. O OpenOffice.org te muita tecnologia própria e
pouca integração, se isso te preocupa, sugiro o GNOME Office ou o
KOffice.

> Parece que o OpenOffice tem ou está a desenvolver uma arquitectura de
> componentes própria. Li um artigo há uns meses sobre isso. Aparentemente
> uma das razões que apontam é que queriam ser independentes do gnome e kde...

E Windows, MacOS, etc...

> Isso também se sente na eficiência, porque provoca desperdicio de
> memoria, aumenta o tempo de arranque dos programas etc. Deve ser uma das
> razões porque o desempenho do Linux desktop não é tão famoso como o do
> servidor.

Deve ser uma das razões pelas quais muitas mais pessoas para além das
que usam ix86 compatível têm aplicações de desktop...

> Por isso fiquei contente quando li este artigo sobre uma possível união
> de esforços do Gnome e Mozilla! Alguém sabe novidades sobre isto?
>
> http://news.com.com/2100-1032-5201325.html?part=dht&tag=ntop

Este união de esforços tem a ver com tecnologias que a Microsoft
pretende implementar no Longhorn, e que convém ter algo já a funcionar
para não serem bloqueados por vários motivos, como por exemplo patentes
de software.

Rui