[ANSOL-geral] Para os utilizadores da IOL, Netc e Vizzavi

Ruben Leote Mendes ruben nocturno.org
Sexta-Feira, 4 de Junho de 2004 - 05:09:21 WEST

Olá,

Há algumas semanas que tenho andado a tentar resolver um problema
relacionado com a recepção de mails (no servidor que aloja o mail
da ANSOL) provenientes de endereços da IOL, Netc e Vizzavi (que estão
todos sob a alçada da IOL).

O problema está finalmente identificado e resolvido, mas quero chamar
a atenção aos utilizadores daqueles "ISP"'s que se enviaram mensagens
para qualquer endereço da ANSOL as mensagens nunca chegaram, nem
eventuais queixas sobre o problema. :-) Terão de reenviar as vossas
mensagens.

Para os interessados deixo aqui uma explicação do problema que me
fez perder muitas horas e que pode poupar algumas dores de cabeça
aos leitores desta lista que administram servidores de mail, ou a quem
descubra esta mensagem nos arquivos da mailing-list.

Os sintomas eram que as mensagens provenientes da IOL nunca chegavam
a ser entregues e nos logs do Exim (servidor de mail) não ficava nada
registado. A mensagem era devolvida ao remetente umas horas depois
com a indicação "read timeout".

Com a ajuda de um sniffer verifiquei que a IOL fazia o pedido DNS para
obter os servidores de mail e que posteriormente iniciava a ligação SMTP.
Só que, após o estabelecimento da ligação, terminava-a de imediato sem
sequer receber quaisquer dados do meu servidor.

Para vos evitar mais perda de tempo vou direito ao problema, passando
por cima de todos os restantes testes que fiz até chegar à solução.

A configuração "de fábrica" do Exim efectua uma ligação "ident" (porto 113)
sempre que recebe uma ligação SMTP. Acontece que a IOL, por qualquer motivo,
não gosta de receber este pedido de "ident" e termina a ligação SMTP em
curso. Assim a solução é desligar as ligações ident. No exim pode-se fazer
isso com a seguinte configuração:

rfc1413_query_timeout = 0s

Se alguém administra servidores de mail baseados em Exim, ou outros que
façam a tal ligação "ident", aconselho a que verifiquem se não terão este
mesmo problema! Já contactei a IOL a avisar do comportamento do servidor
deles, que não me parece ser o mais correcto, mas provavelmente o meu
mail irá cair em saco roto.

Quero ainda agradecer ao José Esteves (jmce) e ao João Neves (jneves) pelas
dicas e testes que fizeram comigo via IRC para tentar despistar o problema.

Um abraço,
--
Rúben Leote Mendes - ruben  nocturno.org