[ANSOL-geral] Duvida sobre patentes, open-source num produto empresarial

Jo„o Miguel Neves joao silvaneves.org
SŠbado, 24 de Janeiro de 2004 - 01:57:37 WET

Honestamente, n√£o percebi nada do texto. Aqui est√° a minha
interpretação:

Existe uma entidade que:

 * √Č (ou vai ser) uma PME.
 * Vai criar um produto em PHP.
 * Quer comercializ√°-lo.

A minha questão é se já existe um business plan definido. Pelo teu texto
fico com a ideia que h√° uma misturada de conceitos e que, se h√° um
business plan, tu n√£o o sabes.

A minha recomendação para o cenário acima é que seja desenvolvida a
aplica√ß√£o como Software Livre. Por v√°rias raz√Ķes:

1) Poupas tempo de desenvolvimento ao recorrer a outros produtos de
Software Livre j√° existentes.
2) Deixas de te preocupar com "protec√ß√Ķes" e concentras-te em fazer
entrar dinheiro em caixa.
3) As empresas procuram programas que alguém garanta que funcionam.
4) A distribuição do teu produto como Software Livre permite que outros
façam a distribuição e deêm a conhecer o teu produto.
5) Nada te impede de obter contratos de manutenção e desenvolvimento dos
clientes.

Posso-te dar exemplos de empresas que fazem o seu negócio (lucrativo)
desta forma. Se te queres meter nas confus√Ķes de licenciamento,
protec√ß√Ķes anti-c√≥pia, e viola√ß√Ķes de direito de autor, s√≥ posso esperar
que um dos sócios seja advogado (ou que haja dinheiro para contratar
um).

J√° agora, "proteger o investimento" pode ser apenas uma forma
interessante de perder dinheiro. Eu concentrava-me na parte do lucro e
começaria por perceber por que coisas os clientes estão dispostos a
pagar.

Cumprimentos.

--
						Jo√£o Miguel Neves