[ANSOL-geral] Duvida sobre patentes, open-source num produto empresarial

João Miguel Neves joao silvaneves.org
Sábado, 24 de Janeiro de 2004 - 01:57:37 WET

Honestamente, não percebi nada do texto. Aqui está a minha
interpretação:

Existe uma entidade que:

 * É (ou vai ser) uma PME.
 * Vai criar um produto em PHP.
 * Quer comercializá-lo.

A minha questão é se já existe um business plan definido. Pelo teu texto
fico com a ideia que há uma misturada de conceitos e que, se há um
business plan, tu não o sabes.

A minha recomendação para o cenário acima é que seja desenvolvida a
aplicação como Software Livre. Por várias razões:

1) Poupas tempo de desenvolvimento ao recorrer a outros produtos de
Software Livre já existentes.
2) Deixas de te preocupar com "protecções" e concentras-te em fazer
entrar dinheiro em caixa.
3) As empresas procuram programas que alguém garanta que funcionam.
4) A distribuição do teu produto como Software Livre permite que outros
façam a distribuição e deêm a conhecer o teu produto.
5) Nada te impede de obter contratos de manutenção e desenvolvimento dos
clientes.

Posso-te dar exemplos de empresas que fazem o seu negócio (lucrativo)
desta forma. Se te queres meter nas confusões de licenciamento,
protecções anti-cópia, e violações de direito de autor, só posso esperar
que um dos sócios seja advogado (ou que haja dinheiro para contratar
um).

Já agora, "proteger o investimento" pode ser apenas uma forma
interessante de perder dinheiro. Eu concentrava-me na parte do lucro e
começaria por perceber por que coisas os clientes estão dispostos a
pagar.

Cumprimentos.