[ANSOL-geral] Re: [Direccao] Software Livre e Negocios

Rui Miguel Seabra rms 1407.org
Quinta-Feira, 8 de Janeiro de 2004 - 13:38:16 WET

Olá Nuno,

On Thu, 2004-01-08 at 12:47, Nuno Donato wrote:
> Pesquisei o site da Ansol sobre documentaçao deste tipo, mas nao
> ha nada especifico sobre a utilização de software open source
> como meio de obter lucros.

É natural, pois na ANSOL não falamos de software open source, mas sim de
Software Livre:
  http://www.ansol.org/filosofia/softwarelivre.pt.html
  http://www.fsfeurope.org/documents/whyfs.pt.html

Como uma das liberdades do Software Livre é a redistribuição do Software
(modificado ou não), decorre que existe um incentivo para o menor custo
possível do software em si.

Isto é, uma pessoa pode até fazer a primeira venda por um milhão de
euros, e quem comprou pode posteriormente redistribuir por 0 euros.

Naturalmente, isto leva a uma "guerra" de preços que tende para zero. Ou
seja, o modelo de negócio baseado na venda do software faz pouco sentido
com Software Livre.

No entanto há outras maneiras de ganhar dinheiro com software (livre ou
não) que são os serviços. Serviços vão desde a criação de código
original, a adaptação de software a problemas específicos, a perícia
técnica a instalar e configurar determinado software, a assistência pura
e dura, etc... etc...

Aliás... a maioria dos custos de software não estão na sua aquisição mas
na sua manutenção -> um potencial bom modelo de negócios reside nos
serviços SEJA QUAL FOR A LICENÇA.

Se a licença não importa, para ganhar dinheiro, então mais um motivo
para o Software ser Livre, demonstrando um elevado respeito pelos
direitos dos utilizadores.

> Escrevo entao, para perguntar se ha alguma possibilidade de
> redigir tal documento, ou se, numa outra hipotese, era possivel
> responderem a algumas perguntas sobre o assunto por e-mail.

Temos uma área de wiki:
   http://www.ansol.org/ansolwiki/

Se quiseres podes começar a fazer uma redacção, provavelmente haverá
mais gente interessada em ajudar.

Porque não assinas a mailing list ansol-geral  listas.ansol.org?

Há muitas pessoas inscritas que também te poderiam ajudar!

Para inscrever na mailing list: