[ANSOL-geral] duvida existencial

Diogo Miguel Constantino dos Santos diogomcs mail.pt
Terça-Feira, 6 de Abril de 2004 - 10:56:43 WEST

On Tue, 2004-04-06 at 10:02, Rui Rodrigues wrote:

> Já agora, infelizmente sou obrigado a concordar que o apoio (completamente
> interesseiro) de empresas como a SUN, IBM, da própria Red Hat (cotada em
> bolsa, até) e outras que tais, tem sido bastante importante para o
> movimento pelo software livre.

Não és obrigado a concordar com nada, talvez tenhas que aceitar, o que é
algo completamente diferente.
Qual é o problema de a Red Hat ser cotada em Bolsa?

> Já agora, uma outra duvida existencial, as empresas agora têm "alma", há
> umas mais bem-feitoras que merecem ir para o céu (informático?) e outras
> que têm de ser relegadas para o inferno, a SUN na sua génese não é muito
> diferente duma Adobe ou de uma Macromedia, tal como a IBM da HP ou a Red
> Hat da Micro$oft, pois não?
> Isto tudo não terá sido apenas uma aposta de mercado que recaiu no
> GNU/Linux com poderia ter ido para o *BSD ou para outro sistema operativo
> qualquer?

Sim provavelmente as contribuições feitas por essas empresas são dessa
natureza, mas o que me interessa não são os seus objectivos mas sim o
código que licenciam sob licenças de Software Livre. E sim não deixam de
ser empresas de software proprietário com tudo o que de mal aí advém.
Talvez sejam menos agressivas que a m$ (pelo menos neste instante).

> Não serão apenas empresas capitalistas (e não vamos entrar novamente em
> discussões que não nos levam a lado nenhum) chefiadas por capitalistas
> (idem, idem) que o que querem é ter umas "casas e uns hoteis" no monopólio
> que uma outra empresa (M$) tem?
>
> Os amigos escolhem-se... amigos da onça, não obrigado.

Felizmente ao distribuírem código como Software Livre é muito limitado o
mal que pode advir da colaboração dessas empresas, por isso não me
queixo que eles o façam.

--
«They that give up liberty to obtain a little temporary safety, deserve
neither liberty nor safety» Benjamim Franklin (1706-1790)