[ANSOL-geral]Panelinha Portuguesa

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Tue May 20 08:08:01 2003

On Mon, 2003-05-19 at 20:18, Jose' Matos wrote:

>   Há vezes em que dá jeito o Jaime fazer estas perguntas pois eu nã=
o tenho a
> mesma desculpa. Para mim também não era claro o que significava fazer=

> panelinha. :-) E mesmo agora que sei o que é continuo a não saber por=
q	uê.
> ;-)

Eu diria que, se os portugueses fizerem panelinha para ninguem saber o
que e' fazer panelinha, entao ninguem sabera' o que e' fazer panelinha!
Excepto que, normalmente, as panelinhas sao coisas improvisadas e
amadoras; ha' sempre aquela vontade de contar ao
amigo-que-nao-conta-a-mais-ninguem o que a gente sabe das panelinhas em
que esta' metido, e no fim toda a gente "sabe", embora ninguem possa
confirmar...  :^)

Enfim.  Para mim, uma panelinha e' um grupo de pessoas que conspira
secretamente para algum fim, normalmente pouco importante.  Por exemplo,
eu chamo "panelinha" a um grupo que conspira para manter os contratos de
construcao civil dum Municipio dentro do grupo (porque e' que me lembrei
disto?), mas nao chamo "panelinha" a um grupo que consipra para derrubar
o governo num golpe de Estado -- a nao ser, claro, que o golpe falhe ou
que nem chegue a ser tentado, caso em que eu aplico "panelinha" de forma
algo menorizadora da conspiracao e de certa forma ridicularizando-a.

Claro que a Lingua e' viva, portanto esta minha interpretacao e' um
bocado volatil e depende da situacao.  Panelinha nao e' forcosamente uma
designacao depreciativa.  Mas, por exemplo, eu nao chamaria de
"panelinha" 'a conspiracao donde saiu o 25 de Abril de 1974.

O meu dicionario diz que panelinha e': conluio, em geral, com fins pouco
honestos; tramoia; sucia.

Mas eu normalmente associo a "panelinha" a algo pouco importante, pouco
duradouro e quase infantil, do genero dos segredos de adolescentes que
so' alguns (os da "panelinha") sabem.

Sebrosa