[ANSOL-geral]OO.o vs StarOffice

Carlos Correia carlos arroba m16e.com
Sat Jul 26 07:00:02 2003

Rui Miguel Seabra wrote:

> O ponto 2 claramente permite apenas utilizar para correr programas. O
> ponto 3 proibe decompilaçao, reverse engineering ou modificaç=
ão excepto
> se tal limitação for proibida por lei.

Aparentemente baseaste-te numa licença de uma versão diferente da que
tenho (estou a responder com a licença do JDK 1.4.1 à minha frente). Mas...

Ponto 2 (não o encontrei): também só quero o Java para correr (e
compilar programas), desculpa, mas deve haver qqr coisa que me está a
escapar...

Ponto 3 (ponto 2 da licença que possuo): parece-me ser somente linguagem
de advogado (no fim, as sources do 'runtime' até vêm com o JDK...)

No ponto 7 dizem que podem vir a
> mudar os termos da licença retroactivamente.

Ponto 7 (ponto 6 da licença do JDK 1.4.1): apenas estabelece que a
licença caduca em caso de incumprimento da minha parte (o que é normal)

O ponto 9 é a típica
> Termination Clause: sem aviso podem remover-te a licença se nã=
o a
> respeitares com um twist interessante: se qualquer dos productos (o
> _teu_ software ou o _jdk_ deles) estiver envolvido num conflicto de
> qualquer direito (de patente, direito de autor, etc...) podem remover a
> licença. Basicamente, não entres em conflicto com a SUN.

Aparentemente é o ponto 10 das cláusulas suplementares. Da leitura que
faço, parece-me que serei eu (ou a minha empresa) o responsável *perante
o cliente* face a qualquer problema que surja em relação ao software que
instalo nos clientes (é, aliás, a posição que costumo assumir).

> [...]
> reproduce and distribute the Software, provided that, (...) (vi) you
> agree to defend and indemnify Sun and its licensors from and against an=
> damages, costs, liabilities, settlement amounts and/or expenses
> (including attorneys' fees) incurred in connection with any claim,
> lawsuit or action by any third party that arises or results from the us=
> or distribution of any and all Programs and/or Software.
>
> Ou seja, inclusivé não distribuas o java. Se quem o recebe so=
fre de um
> bug por causa do java e processa a SUN, tu és o responsável.

Vê o comentário anterior.

> Quanto ao J2EE, recentemente a SUN decidiu facilitar um pouco o
> processo, mas tanto quanto sei continua a ser um processo algo difí=
cil
> ($) de fazer.
>
> Rui

P.S.: Não penses que estou a defender a Sun. Apenas estou a tentar
compreender melhor uma linguagem que não é a minha (não tenho qualquer
espécie de formação jurídica).

Obrigado
--
Carlos Correia