[ANSOL-geral]O Software Livre nas Escolas e Suas Modalidades [ Era: OO.o vs StarOffice ]

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Thu Jul 24 10:01:02 2003

Viva Gustavo,

O resto já foi em pvt para ti porque eu quero discutir em público somente
questões maiores. Os donos do LCM é colateral. Se fosse a distro XYZ
pertencente a uma empresa qualquer W as minhas questões de base seriam as
mesmas:

1. Sou contra os monopólios porque sou empresário na área das TI à quase 20
anos e sei o mal que daí advém. E o GNU/Linux veio acabar com isso porque
ninguém se pode arvorar em dono do dito. Seria mau estarmos a regredir neste
assunto agora.

2. As dúvidas que levantas sobre a existência de várias distros nas escolas
é a mesma que foi levantada quando se passou do "manual escolar único" para
o modelo actual de "concorrência controlada". E parece que funciona. Veio
criar mais transparência, veio permitir que outras empresas desabrochassem,
veio aumentar a qualidade científica e técnica dos manuais, veio aumentar o
patamar de exigência do produto final e do apoio ao professor.

3. O Estado vai exigir que as empresas ou privados sejam credenciados (como
o faz actualmente para a Microsoft, não claramente, mas é evidente que dá
preferência) e quem é o LCM para credenciar quem quer que seja? Conheço
neste nosso modesto país n pessoas que sabem tanto ou mais de Linux que a
equipa deles (e é claro que não me incluo para que não haja mais bocas
parvas).

4. Gostarias de, no futuro, para poderes dar um apoio ou uma formação  na
escola da tua zona teres de ser "Certificado" pelo LCM? Achas que eles têm
autoridade moral para definir se tu és competente ou não?

5. O facto de não vir haver, por força da Lei, concorrência séria ao LCM até
pode ser prejudicial para o projecto. Quem nos pode garantir? Só o tempo o
diria e aí seria tarde de mais.

Estas são as questões públicas, ok.

Cumps,

Lopo