[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Admnistraç ão pública e Micro$oft...IRS2002

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Tue Feb 25 20:13:02 2003

--=-e2cUjxtdTPARzBefaK8q

On Tue, 2003-02-25 at 19:20, Jaime E . Villate wrote:
> O que =E9 verdade =E9 que nenhum desses 3 browsers aceites =E9 livre, o q=
ual =E9
> inaceit=E1vel para um servi=E7o que estamos a pagar com os nossos pr=F3pr=
ios
> impostos.

De qualquer forma, e mesmo que ficasse bem mencionarem explicitamente
browsers livres, o que funciona em Netscape tende, pela base comum
(excepto por material "externo" como plugins, Java, ...), a funcionar
tamb=E9m em Mozilla.

> E se usarem Java, compatibilidade com a JVM da SUN n=E3o resolve o proble=
ma do
> software propriet=E1rio; seria preciso que fizessem algo que tam=E9m func=
ionasse
> com o Kaffe.

Acho que h=E1 uma quest=E3o mais fundamental em jogo: ser=E1 que um servi=
=E7o
destes *precisa* de Java/*deve* ter Java?  =C9 verdade que com Java no
cliente se pode acrescentar alguma "nicety" em termos de funcionalidade,
mas historicamente a depend=EAncia de Java no browser tem sido um ninho
de cobras em termos de fiabilidade/acessibilidade/complica=E7=F5es para o
utilizador (para n=E3o falar da lentid=E3o em m=E1quinas menos recentes).  =
utilizador tem de ir buscar os plugins "certos" para os browsers
"certos", e =E0s vezes mesmo quando tem isso tudo as desgra=E7as parecem
acontecer.  H=E1 alguns anos vi pela primeira e =FAltima vez esses
formul=E1rios de IRS online, e creio que at=E9 a seguran=E7a das comunica=
=E7=F5es
(parte dela? toda?) era feita "=E0 medida" do lado do Java.

A quest=E3o =E9 afinal sempre a mesma: h=E1 usos interessantes para Java
em muitos dom=EDnios, mas:
- Ser=E1 que um servi=E7o que consiste essencialmente em preencher
  formul=E1rios n=E3o pode ser feito com HTML "cl=E1ssico" suportado por to=
dos
  ou quase todos os browsers (livres ou n=E3o) e processamento
  server-side?
- N=E3o estamos a falar de um servi=E7o WWW para fins l=FAdicos ou para
  ser visto por um "nicho" muito restrito de "interessados" num assunto;
  o servi=E7o diz respeito a uma tarefa a que somos todos obrigados na
  nossa rela=E7=E3o com o estado.  Mesmo havendo a alternativa da entrega
  tradicional em papel, parece que h=E1 (ou diz-se que h=E1) alguma
  preocupa=E7=E3o em fomentar o uso das """novas tecnologias""" para
  substituir as vias tradicionais.  Tendo tudo isso em conta, ser=E1
  que as tais "niceties" que o Java permite s=E3o importantes a ponto
  de valer a pena, em nome delas, aumentar a complica=E7=E3o e dificultar o
  acesso nem que seja a parte dos utilizadores?  N=E3o seria melhor
  seguir uma estrat=E9gia "keep it simple", capaz de ser comida com
  qualquer browser (bastando usar para comunica=E7=E3o a parte
  universalmente bem suportada de uma especifica=E7=E3o aberta, a do HTML) =
  provavelmente com custos menores de desenvolvimento?

=C9 um pouco como se tiv=E9ssemos de usar "canetas de funcionalidade vers=
=E3o
X ou superior" --- que ainda por cima falhassem facilmente --- para
prencheer a papelada em vez de nos deixarem usar qualquer esferogr=E1fica
ou caneta (por mais "madura" que seja a tecnologia" dela) desde que...
escreva.

E a coisa nem tem que ser muito "glossy" para ter "visibilidade",
como alguns s=EDtios comerciais alegam.
Afinal somos obrigados a preencher aquilo, e n=E3o podemos escolher
por exemplo ir preencher os impressos correspondentes de outro pa=EDs.
Se pud=E9ssemos, talvez a DGCI visse a luz... :-)

Cumprimentos
                                     JM

--=-e2cUjxtdTPARzBefaK8q

--=-e2cUjxtdTPARzBefaK8q--