[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Admnistração pública e Micro$of t...IRS2002

Ricardo Dias Marques ansol arroba ricmarques.net
Sat Feb 22 22:40:01 2003

Boas,

Curiosamente, preenchi e enviei hoje também a declaração de IRS
(Modelo 3) através do site da DGCI - http://www.dgci.gov.pt/de/

Fi-lo online, isto é, através do próprio site (e não através de
algumas aplicações offline que eles também disponibilizam). E a applet
JAVA que foi carregada pareceu-me ser a mesma do ano passado (que foi
o primeiro ano em que preenchi a declaração através da Internet).

É certo que o fiz usando o IE 6.0, mas devo dizer em abono da DGCI
que:

1) Se virem o fim da página http://www.dgci.gov.pt/de/ diz lá:
"Site optimizado para Internet Explorer 6, Netscape 7, Opera 7. "

Ou seja, o IE aparece como um dos Browsers para os quais o site está
optimizado, é verdade. Mas também é verdade que NÃO aparece como o
único Browser.

2) Indo ao menu "Ajuda", na parte superior da página, é aberta uma
janela de popup. Entre outros links, tem "Downloads (aplicações
Offline)" e *todas* as aplicações lá listadas (incluindo o IRS -
Modelo 3) aparecem disponíveis em 3 formatos:
.zip
.exe
e, NOTE-SE: .tar.gz  ("formato GZIP para utilizadores de unix /
linux")

Experimentei agora mesmo descomprimir o .tar.gz e contém ficheiros
Java (.jar e um .cab com ficheiros .class). Ou seja, as aplicações da
DGCI até parecem correr em sistemas operativos "não-Windows" (atitude
pró-acessibilidade que me parece de elogiar).

3) O site da DGCI está a correr Apache em Linux, conforme podem
confirmar através de uma pesquisa da Netcraft:
http://uptime.netcraft.com/up/graph/?mode_u=off&mode_w=on&site=http%3A
%2F%2Fwww.dgci.gov.pt%2F&submit=Examine
"The site www.dgci.gov.pt is running Apache on Linux"

4) Relativamente à dependência da JVM da Microsoft para o
preenchimento do IRS (Modelo 3): eu tenho a JVM da SUN (que instalei
aquando da instalação do Opera 6) e não tive problemas com o
preenchimento da declaração. *É possível* que eu tenha também
instalado a JVM da Microsoft (estou a trabalhar num computador com
Windows 2000 Professional).

Numa janela de DOS, correndo:
java -version
obtenho:
java version "1.3.0_02"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.3.0_02)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.3.0_02, mixed mode)

Há alguma maneira de saber se tenho outra Java Virtual Machine
instalada? E há alguma maneira de saber qual é a JVM usada pelo meu IE
6?

Voltando um pouco ao ponto levantado pelo André (e que - não me
entendam mal - considero muito pertinente)... No caso particular da
DGCI, parece-me que até houve a preocupação em não só construir a sua
infraestrutura (ex: servidor Web) com tecnologia NÃO-Microsoft (e até
*parcialmente* baseada em software livre), como também houve a
preocupação em disponibilizar o acesso a uma audiência que não use
ferramentas Microsoft, nomeadamente, o Internet Explorer
(disponibilizando acesso a utilizadores do Netscape e do Opera) e a
utilizadores de outros sistemas operativos (com a disponibilização de
aplicações para download para utilizadores de GNU/Linux.

Se, de facto, houver alguma incompatibilidade com a Java Virtual
Machine da SUN, isso deverá ser corrigido e, possivelmente, a DGCI até
agradeceria ser informada disso.

Já agora: nada tenho a ver com a DGCI... à parte, ter de lhes enviar a
declaração de IRS todos os anos  ;-)

Um abraço,