[ANSOL-geral] Dúvidas sobre cobrança de produtos sob a GPL

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Sat Aug 2 01:06:01 2003

On Friday 01 August 2003 21:08, Marcia Porto wrote:
> Oi, Diogo!
>
> O que quero dizer com PRIMEIRA VEZ é: o software é novinho, recém saído do
> "forno", nunca eu o havia disponibilizado antes, vai debutar. Mas eu só vou
> permitir essa "estréia" se alguém me pagar por ele a quantia que eu estou
> pedindo. Eu posso fazer isso, se ele estiver sob a GPL? Dizer assim: "eu
> desenvolvi algo muito legal, mas só coloco à disposição do público se me
> comprarem por tal preço".
> Veja... eu sei que, uma vez disponibilizado aquele software para o público,
> [...]
Bem para este caso, existe o caso do Blender.

http://www.blender.org Trata-se de um programa de rendering em 3 dimensões que
acabou por ser disponibilizado em GPL

O teus problemas são dois:

1 - O público está interessado no teu programa??
Se simplesmente disseres que vais liberar o teu código, sem que ninguém tenha
alguma vez experimentado o programa ou verificado a originalidade do código,
corres o risco de não seres levada a sério...

2 - A quem vendes o teu programa? Á comunidade? A comunidade não têm
existência jurídica para te passar um cheque.. E mesmo que pedisses a doação
até a um determinado valor, quem garantia que tu fugias com o dinheiro e
ficavas com o programa?

No caso do blender, este programa foi disponibilizado  ao público e criou uma
comunidade de utilizadores. A empresa original faliu e foi comprada por
outra. No entanto, o programdor original resolveu libertar o programa, pelo
que criou uma fundação que recebeu as doações até 100.000, comprou o código e
o liberou sobre o GPL, passando a gerir as suas versões do Blender.

Neste caso resolveram-se os dois problemas que citei. No entanto, creio ser
necessário satisfazeres 1, disponibilizando o programa, pelo menos em versão
binária, e 2, criando uma fundação controlada pelo público, crias uma
entidade que pode receber "a propriedade" e licenciar para o GPL, mas
garantindo á comunidade que não haverá abusos.

Agora... Se queres receber de uma só vez... Não recomendo, pois não criaste
reputação na comunidade para seres levada a sério...

Um abraço,

André Esteves