[ANSOL-geral]Posição Política da ANSOL

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Mon Sep 30 12:40:02 2002

--=-ATiP9cVMjQ2965FCQc0O

On Mon, 2002-09-30 at 04:28, Ant=F3nio Jos=E9 Coutinho wrote:
> Essas preocupa=E7=F5es levam-me a fazer algumas perguntas, endere=E7adas =
=E0 direc=E7=E3o:
>=20
> - a direc=E7=E3o da ANSOL consideraria perigoso se a defesa do software l=
ivre=20
> ficasse associada a ideias de esquerda ou extrema esquerda?
>=20
> 	- se n=E3o, ent=E3o que pretende fazer para impedir que isso aconte=E7a?
> 	- se sim, ent=E3o a ANSOL assume-se como sendo politicamente de esquerda=
?=09

E eu aproveito para perguntar: manterias as perguntas com, em vez de (ou
em adi=E7=E3o a) "esquerda ou extrema esquerda", "qualquer outra for=E7a
pol=EDtica"? =20

Para mim grave seria promiscuidade com QUALQUER partido pol=EDtico, em
qualquer parte do espectro, assumida ou n=E3o, possa ou n=E3o
"estragar a imagem" no querido mundo empresarial, possa ou n=E3o
ajudar "estrat=E9gicamente" a imagem da ANSOL ou at=E9 fomentar o
aparecimento de legisla=E7=E3o desejada.

Devo depreender da tua pergunta que n=E3o te induziria "preocupa=E7=E3o" a
apar=EAncia de associa=E7=E3o a *outras* for=E7as pol=EDticas? =C9 que a pe=
rgunta,
como est=E1 feita (e outras semelhantes que te ouvi anteriorimente),
parece indicar (espero que n=E3o) interesse por ou pelo menos toler=E2ncia =
outras associa=E7=F5es "estrat=E9gicas" que n=E3o as questionadas, desde qu=
pare=E7am mais "confort=E1veis" conjunturalmente em termos de imagem no
mundo empresarial.  Indica=E7=F5es bem mais fortes, acho eu, do que qualque=
sugest=E3o que a ANSOL possa ter dado at=E9 agora no dom=EDnio que
questionas.  Excluir selectivamente alguns partidos da lista de
contactos da ANSOL (contactos que respeitem alguns princ=EDpios
importantes) =E9 t=E3o "contaminante" do ponto de vista pol=EDtico como
seleccionar exclusivamente alguns.  E se for assim talvez aches mais
interessante aplicar esfor=E7os no =E2mbito de uma qualquer juventude
partid=E1ria, especialmente se for rica em "jovens empres=E1rios".

A quest=E3o =E9 pertinente, mas n=E3o pode ser posta apenas num sentido
fechando por conveni=EAncia os olhos a qualquer dos outros.  N=E3o tenho,
at=E9 fora desta quest=E3o, simpatia preferencial e sistem=E1tica por *nenh=
um*
partido pol=EDtico, e n=E3o toleraria co-habitar com simpatias preferenciai=
desse g=E9nero no =E2mbito de uma associa=E7=E3o de software livre se tives=
sem
efeitos *pr=E1ticos* sobre o trabalho da associa=E7=E3o, quer viessem da
direc=E7=E3o quer viessem de grupos "dominantes" de membros.

--=-ATiP9cVMjQ2965FCQc0O

--=-ATiP9cVMjQ2965FCQc0O--