[ANSOL-geral]No proximo dia 7 de novembro : Commission proposes rules for inventions using software

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Wed Oct 23 15:25:01 2002

> Algures mais pró principio do thread eu perguntei quem iriam ser as
> "pessoas normais do sector" como referido no texto.
> Este ponto eu bato desde a primeira discussão sobre patentes, como é que
> um bando de funcionários de pacotilha com cursos de contabilidade
> conseguem formar opinião sobre o que quer que seja em campos técnicos ?
> (ou eliminando as patentes, como é que os senhores da SPA resolveriam a
> questão deixando o copyright técnico cair no dominio do copyright
> normal)
>
> Na minha opinião este texto pode funcionar com um EPO *correcto*. Com os
> [...]
Infelizmente é aqui que eu chamo as pessoas à realidade. Factos:

1) A proposta de directiva comunitária foi feita por um funcionário da BSA.
2) O EPO não tem ninguém a mandar nele (leia-se, nenhuma outra
instituição, ou grupo de instituições, tem poderes para substituir a sua
direcção).
3) O presidente actual do EPO é da opinião, dada já várias vezes, de que
se devem dar todas as patentes possíveis. Quem achar que estão erradas que
reclame (ou seja, que nos pague por não fazermos o nosso trabalho).

É por isso que não tenho quaisquer esperanças numa interpretação "decente"
da directiva, nem numa reorganização do EPO. Mas esta é apenas a minha
opinião.