[ANSOL-geral]Porto Cidade Tecnológica 2002

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Mon Oct 21 20:09:04 2002

--=-deNH1hDZBTvDNoERygP2

On Sex, 2002-09-27 at 10:43, Jaime E . Villate wrote:
> [...]
> (Libre, em franc=EAs :-) j=E1 falei com Georg Greve da FSFE e mostrou-se
> interessado em vir.
>=20
> Quanto aos jogos, os outros organizadores falaram do Quake, mas n=E3o sei=
 se
> neste momento o Quake =E9 livre. Mesmo jogos t=E3o simples como o frozen-=
bubble
> (escrito em Perl!) podem dar para fazer concursos interessantes e mostrar=
 como
> =E9 f=E1cil perceber o c=F3digo fonte e modific=E1-lo.
As minhas recomenda=E7=F5es s=E3o:

1) Exigem acelera=E7=E3o, ou pelo menos s=E3o muito mais bonitos, com
acelera=E7=E3o. Exigem que arranjemos alguns computadores com placas ATI
radeon. As outras marcas s=E3o lentas ou s=F3 t=EAm acelera=E7=E3o 3D em dr=
ivers
propriet=E1rios.
- Cube (FPS ao n=EDvel de Quake II com op=E7=F5es de single e multiplayer -
ver url no gildot)
- BZFlag (FPS com canh=F5es, multiplayer)
- TuxRacer (Jogo de coordena=E7=E3o de um pinguim a descer montanhas de
neve)

2) Jogos altamente viciantes e que consomem poucos recursos.
- Frozen-bubble (jogo tipo bubble-bobble altamente viciante)
- GNibbles (ou o equivalente do KDE)
- xbill (pode ser considerado politicamente incorrecto, mas continua a
ser um bom jogo)

3) Programa=E7=E3o
A Minho Campus Party tinha um concurso de programa=E7=E3o para robots
virtuais que depois eram postos a combater numa arena. Desconhe=E7o o
n=EDvel de sucesso que teve essa iniciativa, mas =E9 uma ideia a ter em
conta.

Estou a experimentar mais uns quantos jogos, depois ponho o resto das
recomenda=E7=F5es.

> Quem quiser ajudar com alguma dessas duas actividades (ou outras das prop=
ostas
> para o evento) por favor digam. Precisamos pessoal com experi=EAncia em j=
ogos
> livres e com boas ideias para cativar o p=FAblico.
>=20
Na LinuxTag a booth mais bem sucedida foi, para mim, a do KDE. Penso que
podemos (e devemos) replicar o modelo deles numa escala maior. Eles
diviram a sua booth em 5 =E1reas. Cada uma dessas =E1reas tinha um
computador e, a qualquer altura, uma pessoa destacada para tirar d=FAvidas
e apresentar as solu=E7=F5es do KDE para essa =E1rea:

- Edutainment (tabela peri=F3dica, office, e outros pequenos programas)
- Fun & Games
- Development (kdevelop)
- Office (koffice, kmail e outros)
- Future (KDE 3.0)

Al=E9m disto tinham a obrigat=F3ria mesa de developers para
confraterniza=E7=E3o.

No nosso caso penso que as =E1reas deviam ser algo parecido:

1) Produtividade pessoal (Office, Internet, etc.)
2) Educa=E7=E3o (sistemas para gest=E3o de escolas, de apoio a professores =
que os professores possam usar nas aulas)
3) Jogos (demonstra=E7=E3o e concursos)
4) Servidores (web, mail, algo tipo o phpgroupware - algum candidato
para demonstrar um cluster ?)
5) Reaproveitamento (mostrar o que =E9 poss=EDvel fazer com material
obsoleto - a dreamcast que l=E1 estava o ano passado, algumas solu=E7=F5es
tipo freesco para routers para casa e PMEs, e outros)
6) Desenvolvimento de software (principalmente coisas para iniciados, h=E1
sempre alguns interessados)

N=E3o tenho a no=E7=E3o do espa=E7o que temos, nem de m=E1quinas que temos
dispon=EDveis, por isso preciso de uma ajuda para perceber o que ainda
temos de preparar.

Para o 1 o Vitor Domingos tem documenta=E7=E3o que podemos distribuir sobre
o OpenOffice. O resto falta definir.

Para o 2 o projecto SEUL-edu tem v=E1rios projectos interessantes
(http://www.seul.org/).

Para o 3, ver acima.

Para o 4 n=E3o deve ser dif=EDcil de demonstrar, afinal s=F3 precisamos de =
uns
clientes web. Por falar nisso, vai haver alguma infra-estrutura de rede
?

Para o 5, foi a malta de Viseu que levou a dreamcast, n=E3o foi ? Posso
levar o meu router 486 que estou a usar neste momento para aceder =E0
Internet por modem (com mais uns 8 computadores). Usa o freesco, =E9
configur=E1vel e corre apenas de uma disquete. Aceitam-se mais sugest=F5es.

Para o 6, aceitam-se sugest=F5es. Eu tenho uma tend=EAncia para usar emacs
como IDE e admito que, num primeiro choque, isso assuste mais do que
ajude. Ou talvez eu esteja errado.

--=20
						Jo=E3o Miguel Neves

--=-deNH1hDZBTvDNoERygP2