[ANSOL-geral]IRC: canal #ansol

Joćo Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Thu Nov 21 23:43:01 2002

--=-znCKhrxAEq+VSQjQrvy1

On Qui, 2002-11-21 at 20:26, Paulo de Carvalho wrote:
> 	Dado que ainda n=E3o existia, tomei a liberdade de registar o canal=20
> #ansol na rede PTNet.
>=20
> 	Desde j=E1, ponho a password de registo =E0 disposi=E7=E3o da Direc=E7=
=E3o da ANSOL=20
> e/ou a quem se mostrar dispon=EDvel para gerir e manter o canal se n=E3o=20
> houver qualquer objec=E7=E3o por parte da ANSOL.
>=20
Na altura em que se criou o canal de IRC #ansol/ptlink foi discutida a
possibilidade de usar a ptnet. A raz=E3o pela qual foi decidido n=E3o se
criar o canal na ptnet tem a ver com o facto de, pelo menos at=E9 =E0 2 ano=
atr=E1s a utiliza=E7=E3o do servidor de IRC na ptnet estar em clara viola=
=E7=E3o
da GPL.

Infelizmente n=E3o conhe=E7o actualmente nenhum dos ops da ptnet para
confirmar se a situa=E7=E3o se mantem ou n=E3o. Se algu=E9m conhecer teremo=
todo o prazer em rever a decis=E3o tomada nessa altura.

A situa=E7=E3o =E9 simples. O software em que foi baseado o servidor da ptn=
et
=E9 protegido pela GPL v1. At=E9 h=E1 pelo menos dois anos os administrador=
es
de sistemas a quem era distribu=EDdo o servidor para executar na sua
m=E1quina n=E3o tinham acesso ao c=F3digo-fonte.

Em resposta a FCCN passou a disponibilizar a essas pessoas o acesso ao
c=F3digo impresso apenas nas instala=E7=F5es da FCCN. Uma viola=E7=E3o da G=
PL que
diz claramente que o c=F3digo deve ser distribu=EDdo da mesma forma que o
programador o usa. A n=E3o ser que me queiram convencer que o servidor =E9
programado com caneta, tesoura e em papel...

A outra resposta =E9 que todos os administradores pertenceriam =E0 mesma
organiza=E7=E3o. O que =E9 mentira, uma vez que as m=E1quinas onde correm o=
servidores de IRC pertencem a diversas institui=E7=F5es, entre ISPs,
universidades e (penso que) outros. Estranhamente havia at=E9 casos de
administradores na altura que, contratualmente, n=E3o poderiam trabalhar
para outra organiza=E7=E3o, muito menos durante o hor=E1rio de trabalho.

Portanto, e para mim, utilizar a ptnet =E9 algo que entra em contradi=E7=E3=
com os princ=EDpios do Software Livre. Mas cada um far=E1 a sua escolha.

--=20
						Jo=E3o Miguel Neves

--=-znCKhrxAEq+VSQjQrvy1

--=-znCKhrxAEq+VSQjQrvy1--