[ANSOL-geral]washingtonpost: Region in Spain Abandons Windows, Embraces Linux

Ricardo Nunes rjgn arroba netc.pt
Wed Nov 6 21:08:02 2002

On Wednesday 06 November 2002 00:14, "Manuel A." Fernández Montecelo wrote:
> Extremadura é uma delas, de população sobre 2-3 milhões, e o que=
 se
> passa nessa com este governo e a distribuição Linex esta (por certo,
> baseada em Debian) não se passa no resto de autonomias -- nem no=
 governo
> central nessa região, nem nas administrações internas da região,=
 para
> além de verem nisso uma boa ideia (oxalá!) e começarem a agir em
> consequência (oxalá tb!) :)

sim a Linex (http://www.linex.org) é baseada na Debian GNU/Linux, toda
traduzida para castelhano, e em que os ícones são imagens relativas à
história da região, o que me fez ficar muitissímo feliz com esta notícia - já
aqui à tempos tinha lido uma notícia tb sobre este caso na Wired - foi que o
governo presumo que da extremadura está a pagar a uma empresa para
desenvolver software inclusive para hospitais, ou seja em vez de gastar
dinheiro com software do estrangeiro -m$ e afins- em vez de sairem divisas de
espanha/extremadura, esse dinheiro é aplicado no país/região e para além de
dar emprego/competências nestas àreas vitais ainda desenvolvem a sua própria
economia.

quanto à distribuição nunca a vi, mas acho que foi uma excelente aposta,
usarem a Debian GNU/Linux em vez de outra distribuição comercial, penso que o
mesmo deveria ter sido feito cá em Portugal com a Caixa Mágica.

ainda quanto a estarem a desenvolver software que vai ser usado em hospitais,
presumo que para gestão de consultas etc, a própria Debian GNU/Linux/HURD tem
um projecto que se chama Debian MED.

para concluir, era bom que Portugal tb tivesse projectos destes, nomeadamente
que fizessem algo como - corrijam-me caso esteja enganado, visto que não sou
da área de informática e não sei programar uma linha de código - começar a
construir uma aplicação que fosse baseada em módulos, ao ser baseada em
módulos permitia que se acrescentassem sempre mais funcionalidades e
mantinham a facilidade de aprendizagem dos utilizadores, uma aplicação que
serviria para fazer gestão de câmaras/hospitais/administração pública etc.
penso que o Brasil já tem algo do género....

Ricardo Jorge
- --
Key fingerprint = 478B C11B 3802 D151 CDB1  309E 69BF 6F02 352C 9ED3
- - ----
http://fs-oss.pt.vu
- - ----
"Some things -and an operating system is one of them- are just too fundamental
 to be locked up in a box.
 It's basic infrastructure and basic infrastructure must be shared technology"

Daniel Frye
IBM's Linux Technology Center

- - ----
let's wake up the ECHELON....
"Kill the President" , "nuclear", "assassinate" , "Roswell", "UFO" , "enigma"
, "saucer" , "grudge" , "the farm" , "snowbird" , "dreamland"

Vizzavi Mail powered by Vodafone - http://www.vizzavi.pt
Virus protected by TrendMicro - http://www.antivirus.com