[ANSOL-geral]RedHat e as patentes

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Sat May 25 15:40:01 2002

Viva André,

Se eles estivessem a patentear para colocar a disposição gratuita dos
desenvolvedores ;-)
A vêr vamos... Espero que sim.

Mas o problema é que tu ainda estás a pensar na RedHat como uma empresa que
pertence a um grupo de "caramelos" que gostam do Linux e acreditam no
movimento do Software Livre e isso já não é completamente verdade.

A RedHat -- É -- uma corporação com sócios que não sabemos quem são (já li
algures que o Bill G. tinha comprado umas ações da RH) e cujo objectivo é
produzir lucro. É uma empresa que está na Bolsa.

Devemos perder a inocência e capacitarmo-nos que as verdadeiras batalhas
pelo Software Livre e pelo Linux estão agora a começar e que, infelizmente,
quanto maior a fama e a implantação deste modelo/produtos maiores serão os
desafios e as diatribes e atropelos às licenças.

Eu tenho sentido isso directamente em muitos dos projectos com os quais
trabalho ou estou a começar a trabalhar (como o osCommerce - ex-TEP).
Existem empresas que criam Add-Ons que usam extensivamente as estruturas
(BDs) e se integram profundamente no sistema dos programas mas são criados
como software proprietário (ilegalíssimo) como se a licença fosse LGPL e não
GPL... e eles estão-se borrifando. Ou como a questão recente do MySQL, etc,
etc, etc.

1,

Lopo