[ANSOL-geral]Proposta de criação de Grupode Trabalho

Rui Miguel Silva Seabra rms arroba 1407.org
Wed May 1 19:47:01 2002

--=-uKBS1B/BiCgTLGVpgZDW

On Tue, 2002-04-30 at 05:43, Jose' Sebrosa wrote:
> Concordo com o que dizes em geral, mas se calhar explico melhor a minha i=
deia
> "menos restritiva quanto =E0s licen=E7as" com um exemplo:
> Sup=F5e que uma das alternativas =E9 um programa que n=E3o respeita a qua=
rta
> liberdade:
> d.A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modifica=E7=F5es p=FA=
blicas, em
> benef=EDcio de toda a comunidade.
> Ser=E1 que esta viola=E7=E3o =E9 importante no nosso caso concreto?

Parece-me evidente que sim:
 Estatutos da ANSOL, Artigo 1, pontos 1 e 2.
   1.  A Associa=E7=E3o adopta o nome ``Associa=E7=E3o Nacional para o Soft=
ware
Livre'', abreviadamente designada por ANSOL.
   2. Por Software Livre entende-se todo o programa inform=E1tico cujo
c=F3digo fonte seja de acesso livre e universal, e cuja licen=E7a ofere=E7a
cumulativamente, a todos sem excep=E7=E3o, as seguintes quatro liberdades:
         1. A liberdade de utilizar o programa para qualquer fim;
         2. A liberdade de estudar o funcionamento do programa e de o
adaptar a novos problemas;
         3. A liberdade de distribuir o programa a terceiros;
         4. A liberdade de melhorar o programa e de tornar as
modifica=E7=F5es p=FAblicas, em benef=EDcio de toda a comunidade.

> Nota que o
> destinat=E1rio do CD =E9 um utilizador que n=E3o quer saber de fazer modi=
fica=E7=F5es ao
> programa para nada, portanto ele n=E3o perde nada por n=E3o ter essa libe=
rdade (que
> n=E3o usaria mesmo que tivesse).

Mas nao podes garantir isso.

> Tendo presentes os objectivos da coisa, confio no bom-senso dos participa=
ntes
> para fazer as melhores escolhas de entre as que tiverem dispon=EDveis.  C=
onfio no
> bom-senso das pessoas o suficiente para n=E3o achar necess=E1rio (nem des=
ej=E1vel)
> imp=F4r-lhes normas restritivas de car=E1cter absoluto, do tipo "aqui s=
=F3 entra
> software com a licen=E7a X".

Nao se trataria de restringir a licenca X, mas a licencas que sejam de
Software Livre:
  http://www.fsf.org/licenses/license-list.html

> As pessoas s=E3o inteligentes e, caso a caso, ter=E3o capacidade de decid=
ir se
> aquele programa em concreto merece ou n=E3o ser inclu=EDdo.

Ainda por cima e ""scriptavel"".

> Repara, estou-me positivamente nas tintas para se o CD inclui ou n=E3o so=
ftware
> de empresas.

Eu tambem, desde que seja Livre.

> Os objectivos do CD s=E3o claros para mim, e se esses objectivos
> s=E3o melhor conseguidos incluindo nele software de empresas, n=E3o hesit=
o um
> segundo.  Tenho a consci=EAncia tranquila, pois n=E3o estou a soldo de ne=
nhuma
> empresa para fazer a promo=E7=E3o do seu software, e acho que se passa o =
mesmo com
> todos n=F3s.  Se o software for incluido no CD, s=EA-lo-=E1 por ter valor=
.

Eu nao acredito numa ideologia de que qualquer metodo que pudesse ser
questionavel, tendo em conta o objectivo deva ser aceite.
Nao acho isso correcto.

> E se tiver valor, n=E3o deve ser exclu=EDdo s=F3 por ser duma empresa!!

Acho que estas a confundir ser de empresa com ser nao livre, passo a
tentar dar um pequeno exemplo:

  O software feito pela Microsoft (uma empresa) e nao livre.
  O evolution (feito essencialmente pela ximian -- uma empresa) e livre.

> Sim.  E repara que, na formula=E7=E3o que fiz do projecto, a ANSOL pode s=
er
> completamente dispensada de uma participa=E7=E3o formal.  O pr=F3prio gru=
po de
> trabalho pode ser inteiramente informal.  A distribui=E7=E3o do CD previs=
ta =E9 quase
> boca-a-boca!  A participa=E7=E3o da ANSOL pode ser t=E9nue a ponto de se =
limitar a
> aconselhamento (por exemplo, aconselhamento relativo =E0s licen=E7as a ev=
> [...]

Se sera ou nao um grupo de trabalho da ANSOL, e algo que depende dos
objectivos do grupo de trabalho.

> No entanto parecer-me-=E1 paradoxal se a ANSOL se revelar incapaz de cola=
borar
> formalmente num projecto desta natureza s=F3 por ele n=E3o se limitar a c=
onter
> software livre.

paradoxo

do Lat. paradoxon < Gr. par=E1doxon < par=E1, contr=E1rio + doxa, opini=E3o
s. m.,
    opini=E3o contr=E1ria ao sentir comum;
    contradi=E7=E3o ou contra-senso, pelo menos aparente;
asneira, desconchavo.

Parece-me que o que tu sugeres e' que e' paradoxal.

> Dizendo ainda doutra forma:  O resultado da participa=E7=E3o da ANSOL no =
projecto
> (em qualquer projecto) deve ser uma *melhoria* da qualidade do produto fi=
nal, e
> n=E3o uma *perda* de qualidade.  Estaremos muito mal se o resultado da
> participa=E7=E3o da ANSOL em projectos f=F4r a perda de qualidade desses =
projectos!!!

O que nos move nao e a (evidente) superior qualidade tecnica do software
livre, mas sim a liberdade que entrega ao consumidor, ai sim melhorando
a sua qualidade.

Hugs, rms

--=20
+ No matter how much you do, you never do enough -- unknown
+ Whatever you do will be insignificant,
| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-uKBS1B/BiCgTLGVpgZDW

--=-uKBS1B/BiCgTLGVpgZDW--