Re [ANSOL-geral]Proposta d e criação de Grupode Trabalho

Diogo Santos Diogo Santos <Diogomcs arroba mail.pt>
Tue Apr 30 23:01:01 2002

 Já enviei um mail mas como ainda não chegou à lista, decidi mandar outro.

 José Sebrosa fico-te grato por teres corrigido o meu lapso e teres colocado o
meu mail na integra dentro da tua resposta.

 A ANSOL não déve organizar o lançamento de um CD que não seja só de Software
Livre. Mas poderia colaborar em algo do género desde que a quantidade de
Software Livre nesse CD fosse decente (sim eu disse quantidade, mas tambem deve
ter qualidade), desde que a ANSOL podesse de uma forma objectiva e obvia dizer
qual é o software que está no CD e que é Livre e qual não é.

 Não se deve usar argumentos do género "não faz tanto mal que o codigo não seja
distribuido, porque a maioria das pessoas não o usa" (já tenho ouvido a m$ a
dizer o mesmo). Quem deve escolher o uso que faz das liberdades é o utilizador.
O Software Livre tem no minimo as 4 liberdades, o software que não tenha as 4
não me parece aceitavel, mas isso é uma opnião pessoal e vão haver muitas na
hora de decidir que liberdade deve ser ignorada para incluir aquele pacote,
estas discussões poderiam inclusivé tornar o projecto inexequivél (é assim que
se escreve?).

 Se no CD da ANSOL fosse utilizado exclusivamente Software Livre poupavamos
tempo e paciência a estudar licensas, alem de que poupavamos a imagem de ANSOL
(não podemos intimidar os nossos contactos politicos).

 Quanto à cola. Isso parece muito obvio para quem realmente sabe o que é
Software Livre, mas para as outras pessoas (a maioria), já não é assim tão
simples, porque:
 - Não sabem o que é Software Livre.

 - Já ouviram qualquer coisa, mas foram influenciadas por mitos do género: "não
se pode fazer $$ com GPL", "a GPL não respeita o autor", "copyleft é como um
vírus", etc...

 - Pensam que open source (sentido literal) = Software Livre.

 - Pensam que o freeware é Software Livre.

 - Nunca perceberam o quão restritivas são as licenças de software
proprietário.

 - Têm dificuldade em perceber o nosso conceito de comunidade e por isso
chamam-nos comunistas e afins.

 Fiquem bem!

 Diogo Santos
--
10Mb na sua caixa de email gratuita no mail.pt
http://www.mail.pt