[ANSOL-geral]Fwd: [Ficcao-Cientifica] As agruras de ser autor

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Mon, 25 Mar 2002 22:12:12 +0000

Caros membros da lista,

Acerca da discussão sobre a edição de livros em Portugal, passo-lhes esta
mensagem muito recente que se deu na lista de ficção-científica portuguesa.
O escritor é o joão Barreiros (um dos melhores escritores de FC portuguesa
(na minha opinião.. Leiam o Terrarium escrito em conjunto com o  Luis Filipe
Silva ou O Caçador de Brinquedos, ambos da Caminho))

A editora em questão é a Caminho que até têm uma reputação pública de uma
certa idoneiadade por estar associada ao PCP e ao Saramago...

Já agora convido os presentes, se gostarem de FC, a particpar nesta excelente
lista de discussão.

André Esteves

----------  Mensagem Reenviada  ----------

Subject: [Ficcao-Cientifica] As agruras de ser autor
Date: Sun, 24 Mar 2002 13:59:27 -0000
From: "Joao Barreiros" <jmbarreiros arroba mail.telepac.pt>
To: <Ficcao-Cientifica arroba yahoogrupos.com.br>

  >   [Joao Barreiros] Não devo ter comprado ao longo destes anos, mais de 10
  > exemplares. Eu, pessoalmente, para oferecer.
  >   Provavelmente o livro vendeu mais do que os tais 400. Mas o proprio
  > director da colecção admitiu-me que os tipo da gestão de vendas podem
  > estar a mentir. Para não terem de nos pagar mais direitos. Porque se
  > venderem mais do que o estipulado no contrato com pagamento de entrada,
  > terão de nos dar o resto. Assim, dizem sempre que não venderam mais de
  > 400. E nós nunca poderemos saber se isso é verdade.
  >   Barreiros.

  O quê?!

  Tio Barreiros! Como é que são esses contratos?

  André Esteves

  [Joao Barreiros]
  No momento inicial, recebemos 8% do preço de capa( que não é aquele que
está a ser vendido nas livrarias). E 50% do preço total da edição. O que
significa que só receberemos mais quando metade dos livros forem vendidos.
Que nunca são. A partir de um dado momento, sai mais barato às Editoras
guardarem o resto nos armazéns sem nunca os distribuirem. A verdade é que já
tiveram lucro com as vendas abaixo dos 50%. Vendar mais custa-lhes dinheiro.
Vão ter de pagar ao distribuidor. Vão ter de me pagar a MIM! Portanto dizem
que já está esgotado. E a mim dizem que não venderam nada. Quem se lixa é o
mechilhão, ou seja, os escritores.

  Pelo Terrarium, publicado há 5 anos, recebi pouco mais do que um mês de
trabalho enquanto professor. Ora digam lá se vale a pena escrever e publicar?

  PS. Os preços e percentagens acima mencionados são aproximados. Já foi há
tanto tempo que a memória falha. Se o luis ler estas linhas clarificará. Mas
o Luis tem estado tão ausente...
  Inté.
  O Tio Barreiros

* Ficcao-Cientifica: http://ficcao-cientifica.netfirms.com
* FC & F em Portugal: http://come.to/fc-e-f

Para abandonar este grupo, envie um e-mail em branco para:
ficcao-cientifica-unsubscribe arroba yahoogroups.com

 http://br.yahoo.com/info/utos.html