[ANSOL-geral][Fwd: Artigo da uplink]

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Tue, 19 Mar 2002 23:36:32 +0000

Vasco Figueira wrote:

> Aqui vai um mail do João. Ele anda com problemas...

Este ponto pode ser interessante, especialmente se o Diogo Vasconcelos for um
Politico (atencao `a utilizacao de Maiusculas).

[Nota:  Por Politico entendo alguem com uma prespectiva de Poder e de Interesse
de Estado --  coisa que nada tem a ver com coisas conjunturais e passageiras
como sejam eleicoes, partidos politicos e outros enfeites natalicios, pois as
eleicoes e os partidos passam, mas o Estado fica.  E' uma questao de ter o
horizonte mais perto ou mais longe.  D. Joao II era um Politico.  A rainha
Isabel I era uma Politica.  Churchill era um Politico.  Salvaguardadas as
devidas distancias, talvez o Pacheco Pereira seja um Politico.  O Diogo
Vasconcelos, nao faco ideia, pois nao conheco nada dele.]

O ponto em que eu insistiria perante um Politico era na diferenca entre Treinar
e Ensinar.  A prespectiva de Interesse Nacional valoriza as coisas que
contribuem para dar `a Nacao vantagens estruturais.  A Educacao (a proficiencia
e talento dos seus cidadaos) e' um valor estrutural importantissimo, quer por
si proprio (maior conhecimento implica maior capacidade de adaptacao, maior
capacidade de critica e, claro, maior capacidade de resolucao de problemas
concretos), quer pelos efeitos multiplicativos que arrasta (uma populacao
educada tambem Educa melhor, ou seja, se a geracao actual for Educada, ela
zelara' pela Educacao da geracao futura, e assim por diante).

Acresce, do ponto de vista do Politico, o potencial de contribuicao para a
coesao da sociedade.  Explico:  Nao tem grande interesse para o Politico ter
uma populacao Educada que tem poucos lacos com a Nacao.  Por exemplo, nao
interessa educar gente para ela depois emigrar toda, indo contribuir para o
engrandecimento doutra Nacao qualquer.  No entanto, o potencial de surgimento
de comunidades (nomeadamente ao nivel academico, tanto universitario como
pre'-universitario) em torno de projectos de Software Livre pode fornecer
alguns beneficios, especialmente ao nivel da auto-estima e do orgulho de
pertencer a uma comunidade que produz coisas valiosas e reconhecidas.  Fomentar
o surgimento de grupos dessa natureza no meio academico nacional pode ser de
valor inestimavel em termos de coesao social.

Evidentemente, a prespectiva de Treinar a populacao nacional na utilizacao de
ferramentas inteiramente feitas e dominadas por outros (nao nacionais nem
sequer europeus) contribui muito mais para o Poder dos outros que para o
nosso.  Nao so' concentra o Conhecimento em maos, e paises, e continentes
alheios, como tende a perpetuar essa situacao, pois nega aos nossos estudantes
o acesso ao seu proprio talento e criatividade (desperdicando oportunidades
preciosas para o desenvolver), ao mesmo tempo que promove a admiracao pelo
talento alheio -- tao mais admirado quanto menos entendido.

O Software Fechado e' isso mesmo:  Algo que por definicao e' feito para NAO SER
entendido.  Por oposicao, o Software Livre e' feito para ser entendido,
oferecendo oportunidades magnificas para a criatividade se manifestar e para se
desenvolver na comunidade admiracao pelo talento e realizacoes proprias
(orgulho) em vez duma esteril admiracao embasbacada pelas coisas dos outros.

Do meu ponto de vista, a coisa tem um interesse muito superior ao do proprio
Software Livre, pois fornece terreno propicio para o crescimento de muitas
coisas interessantes do ponto de vista da Nacao.  Resta saber a que distancia
do nariz esta' o horizonte dos nossos politicos...

Tambem convem colocar as coisas em prespectiva.  Nao e' bom cair no ridiculo de
dizer que o Software Livre vai ser o Salvador da Patria.  Alias, parece-me
deveras utopico pensar que o sistema educativo que nao consegue fazer com que
os alunos se interessem por aprender os mais elementares conceitos de
matematica tenha um sucesso retumbante na tarefa de criar comunidades de
desenvolvimento de Software Livre interessadas em mais do que ter programas
(Programas? Jogos!) feitos `a borla por outros.  A ideia nao e' a de dizer que
esta e' a "solucao universal" que-bom-agora-e'-que-vai-ser;  o que interessa e'
transmitir a ideia de que o Software Fechado (tanto o produto quanto a
filosofia) e' uma parte do problema da Educacao, e que o Software Livre e' uma
parte da sua solucao.  Uma pequena parte, mas uma parte.

Resta o problema de como dizer isto sem ser macador e sem cair no erro de
repetir e repisar evidencias e trivialidades...

Cumps.,
Sebrosa