[ANSOL-geral]Logotipos .. uma vez mais

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Sat, 16 Mar 2002 16:16:44 -0000


Viva a todos!

Uma palavra sobre o uso do PANTONE.

Se se quiser que as empresas de tipografia façam o logo com as cores exactas
que nós planeamos (o quem fizem o logo) é bom dá-las em termos de Pantone,
Trumach ou CMYK.

Garanto-vos, porque trabalhei alguns anos nessa área, que se mandarem em RGB
podem contar com uma "ganda b****" de resultado em 90% das vezes. Em
rotativas nem podem usar mesmo porque eles imprimem a 4 cores (CMYK) e não
estãoa  editar as vossas imagens para vêr se são CNYK ou RGB. Tivemos alguns
dissabores e noitadas à conta disso.

Quanto ao simbolo ser feito por um designer no Corel ou no Adobe Illustrator
porque se sente mais há vontade é-me indiferente. Desde que seja possível a
nós a sua importação e manipulação no GIMP ou no Sketch é, a meu vêr, mais
importante. Depois nós podemos mostrar-lhe que, afinal, ele podia ter feito
o mesmo com uma ferramenta livre ;-)

Se o pessoal do Sketch não visse que é importante que os designers possam
permutar os seus designs de e para ficheiros proprietários não o teriam
feito, não acham. Uma coisa é a filosofia e outra a realidade. Neste momento
nós temos de fazer, de algum modo, uma resistência passiva (isto não quer
dizer "não fazer nada"). Uma revolução tipo "abaixo tudo o que é
proprietário e só vive o Livre" só tem dado maus resultados noutras áreas
filosófico-politicas.

Claro que também concordo que subsistem alguns problemas filosóficos em
permitir a criação do logo com ferramentas proprietárias, mas estas
discussões fazem-me lembrar as que tinha quando era um fundamentalista da
liberdade de usar MSWindows numa área em que os Mac eram reis e não deixavam
ninguém entrar.

Num certo sentido a Microsoft e a Corel, conjuntamente, permitiram esta
primeira Liberdade para os gráficos; a Liberdade de pagar menos pelo mesmo.
Como sabem os produtos Mac custavam 4 a 5 vezes mais graças ao seu
monopólio.

As tipografias nem tinham PC's, só Mac's, e era uma nóia enviar qualquer
coisa para eles. Tínhamos mesmo de ter um PowerPC ou mesmo Mac's ou
estávamos fora do negócio.

Agora passamos a outro passo, díficil, e que vai demorar alguns anos a
conseguir penetrar: O Linux e o Software Livre como estação e ferramenta de
trabalho de alto desempenho para design gráfico.

Outra área é a do "pre-pressing" e a do "desktop publishing". Temos SL que
substitua o ImageReady da Adobe? Temos SL que substitua o Adobe Pagemaker ou
o Quark Xpress? Ou que seja ainda melhor e que valha a "learning curve"
necessária? Parece-me bem que não.

Eu concordo em que não devemos ser absolutistas e fundamentalistas, mas sim
preserverantes e empenhados.
Sempre que possível usar ferramentas Livres (e promovê-las), mas se não as
houver usar o que pudermos.

Mais vale dizer que "isto foi feito com 60% SL" do que dizer "não fizemos
porque não havia SL para o fazer" ou ainda pior "não fizemos porque não
havia SL de qualidade para o fazer".

Uma coisa que seria super-interessante seria conseguir demonstrar as
potencialidades do LaTeX ou Lyx para os Jornais e Editoras de Publicações
Periódicas.  Na verdade os jornalistas não precisam de mexer com Pagemakers
ou XPresses. Bastava-lhes o supracitado TeX e alguém que criasse os
templates. Isto seria uma imensa vitória do Software Livre se fosse possível
de implementar.

É assim que eu penso que vamos lá; demonstrando às empresas e aos
profissionais o que podem e não podem fazer com as ferramentas livres...
vocês não acham seguramente que uma empresa com cinco ou seis designers
prefira gastar 300 contos em Adobe Photoshop se puder usar GIMP de borla?

Mas eles têm de vêr que o GIMP é mesmo tão bom como o Photoshop, se não
melhor. Porque neste mercado falamos de campanhas com milhares de contos e
de clientes com pouca vontade de brincar aos idealistas.

Acho que uma das áreas de acção da ANSOL deveria ser a de promover este tipo
de demonstrações junto das empresas. Para isso seria necessário, antes de
mais, criar uma equipa e arranjar patrocínios de empresas de hardware para
se poder fazer a coisa.

Vão pensando nisso.

Um abraço,

Lopo

----- Original Message -----
From: "J M Cerqueira Esteves" <jmce arroba artenumerica.com>
To: "Jaime E. Villate" <villate arroba gnu.org>
Cc: <ansol-geral arroba listas.ansol.org>
Sent: Sexta-feira, 15 de Março de 2002 13:45
Subject: Re: [ANSOL-geral]Logotipos .. uma vez mais


* Jaime E. Villate <villate arroba gnu.org> [2002-03-15 12:55 +0000]:
> Concordo. O concurso proposto deveria ser um concurso de "ideias" para o
> logotipo e deveria ficar claro aos concorrentes que só interessa a ideia,

Fácil se o logotipo tiver uma descrição geométrica simples (um desses
representa-se bem em Metapost).  Se no entanto tivermos a sorte de
alguém criar lettering novo ou um logo menos simples de descrever,
imitar poderia ser bem complicado e acabar por estragar o boneco,
ainda por cima gastando tempo precioso do nosso lado e desperdiçando
tempo do outro lado.  De qualquer forma, isso deve ser um
não-problema; suponho que haverá formatos suportados de ambos os lados
que, com boa vontade, nos permitam receber o logo em boas condições.
É que de um profissional da coisa não interessam só as ideias
(possivelmente ele espera algumas de nós...) mas também a qualidade do
produto acabado que ele consiga (espera-se) atingir.

IMHO: *Descompliquemos*.  O sketch, por exemplo, aceita formatos Adobe
Illustrator, Corel CMX, Windows Metafile (pode ser que nem todos
estejam muito bem suportados, mas...).  Até se alguém fizer
o boneco à mão podemos fazer um scan e usar o autotrace:

     autotrace is a program for converting  bitmaps  to  vector
     graphics. The aim of the AutoTrace project is the develop­
     ment of a freely-available application similar  to  Corel­
     Trace  or  Adobe Streamline. In some aspects it is already
     better. Originally being created as a plugin for the GIMP,
     AutoTrace  is now a standalone program and can be compiled
     on any UNIX platform using GCC.

Quanto à cor, já vi o código Pantone usado em documentos oficiais para
descrever as cores de logotipos. Não sei, para efeito de registo, com
que rigor é necessário fazer essa definição ou que sistemas de
descrição de cores são aceites.

TTFN
                      JM