Linux e DESIGNERS (Re: [ANSOL-geral]Logotipos .. uma vez mais)

J M Cerqueira Esteves jmce arroba artenumerica.com
Wed, 13 Mar 2002 20:01:28 +0000

* Lopo de Almeida <lopo.almeida arroba sitaar.pt> [2002-03-10 00:52 +0000]:
> Viva,
>
> Quem é que se sente com vontade e sabedoria para montar um sistema completo
> para designers e que possa servir de demo?
> Eu acho que sou capaz de arranjar uns designers "semi-convencidos" ao Linux
> para testarem.
> Não há nada como serem os próprios designers a propalar a "boa nova" ;D

Vontade provavelmente, sabedoria depende...  Em princípio não haverá
problemas em instalar o sistema e qualquer software que lhe queiram
pôr, o que não conheço bem é todo o software que lhes pode ser
útil. Utilizo frequentemente o Gimp (mas não em todas as suas
possiblidades, já que as minhas necessidades têm sido simples), por
exemplo, mas também ferramentas mais "via editor" como o TeX e o
MetaPost que podem não encaixar nos padrões de trabalho actuais deles
mas que podem vir a achar interessantes depois de "sujar as mãos" (já
pus umas 3 ou 4 pessoas que pouco ou nada tinham usado computadores a
escrever TeX, e nem foi em Windows (foi em MS-DOS e Linux)).

Dá sempre jeito para escrever dicionários sumério-grego clássico com
notas marginais em árabe, notas de pé de página em sânscrito e um
prefácio em hieroglifos egípcios. :-)  Um amigo meu,
utilizador há bastantes anos de LaTeX e plain TeX a trabalhar com
latim, queixou-se da dificuldade em Word de colocar acentos (e outra
tralha variada) sobre letras onde actualmente eles não são usados.
Será que há em Portugal muitas "casas" capazes de lidar bem com
matemática e com as outras necessidades tipográficas especiais?  Tenho
um feeling de que não, e já vi algumas coisas arrepiantes em sítios e
produtos que se suporia escorrerem "prestígio" (como a composição
clueless de matemática que vi em tempos na Colóquio Ciência, da
Gulbenkian).

E depois há as ferramentas que ando para experimentar há imenso tempo:
sketch (vectorial), qcad (para CAD 2d), blender (para 3d incluindo animação,
este menos free, infelizmente).  Muitos outros têm aparecido. Talvez
outros aqui tenham bem mais experiência das novidades.

Quanto ao hardware, o que gostariam de ter acoplado?
O suporte para impressoras está agora bastante melhor com o CUPS,
drivers Gimp, etc, pelo que talvez se possa dispensar Windows pelo
caminho.  Faltam alguns componentes que lhes podem interessar:
o Gimp parece ser excelente para grafismo para usar no computador
(WWW, etc) mas ter suporte insuficiente para "pre-press" (é assim
que se chama?) e há o problema do suporte para parametrização
e calibração de cores a la Pantone (a não ser que haja novidades nesses
domínios).

TTFN
                  JM