[ANSOL-geral]Report: LinuxTag 2002

Joćo Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
Wed Jun 26 01:04:02 2002

--=-nSHq8iER/h57qRiHxSIJ

A Linuxtag ("Dia do Linux") =E9 a maior exposi=E7=E3o de GNU/Linux e Softwa=
re
Livre da Europa. A edi=E7=E3o deste ano tinha como slogan "Where .com meets
.org" e decorreu de 6 a 9 de Junho de 2002 em Karlsruhe, Alemanha.
Apesar de mais pequena que a anterior (a recess=E3o teve os seus efeitos),
mesmo assim correspondia a um pavilh=E3o da nossa FIL e teve mais de 14
mil visitantes. Esta exposi=E7=E3o vai na sua sexta edi=E7=E3o e inclui des=
de
grandes a pequenas empresas e projectos de Software Livre a quem =E9
fornecido espa=E7o gratuito na exposi=E7=E3o. Al=E9m da exposi=E7=E3o exist=
iam 3
tracks de confer=EAncias: uma no espa=E7o da exposi=E7=E3o onde os exposito=
res
apresentavam as suas empresas ou projectos, uma de neg=F3cios
(infelizmente toda em alem=E3o) e uma t=E9cnica. A track t=E9cnica era
interessante, infelizmente era quase toda em alem=E3o. As apresenta=E7=F5es=
que ainda assisti foram sobre o kernel Linux e o GNOME 2.0.

As Empresas

As Grandes

As grandes empresas focavam-se especialmente num n=FAmero reduzido de
produtos ou servi=E7os, com a excep=E7=E3o da HP:
- SAP - Base de dados SapDB.
- SUN - OpenOffice, Cobalt, Seguran=E7a.
- Software AG - servidor aplicacional tamino.
- HP - servi=E7os, iPaq 3870, servidores blade, solu=E7=F5es SAN, e-mail,
clustering.
- SuSE - distribui=E7=E3o e servi=E7os.
- Intel - Intel Developper Services
- IBM - websphere e algumas ferramentas para programadores.
- Fujitsu-Siemens - Computadores, de port=E1teis a clusters.

As Pequenas

Em rela=E7=E3o =E0s empresas mais pequenas, encontravam-se divididas entre =
as
que vendiam livros, as que prestavam servi=E7os de desenvolvimento de
software e administra=E7=E3o de sistemas e as que demonstravam um produto e=
particular:

- Aicas - Java Virtual Machine para hard realtime.
- MySQL - os finlandeses da MySQL criaram recentemente uma filial alem=E3.
- Pallas - software para supercomputa=E7=E3o (PVM, MPI, compiladores,
debuggers, etc.).=20
- Asknet - distribui=E7=E3o de software online.
- SSV - sistemas embebidos.
- inducomp - sistemas embebidos, terminais de vending com suporte GSM,
SMS e GPRS.
- Astaro - software para firewall, VPN, routing, etc.
- Perforce - source configuration management.
- Cyclades - equipamento de rede.
- Intevation - GIS e outros servi=E7os.

Os Projectos

O espa=E7o dedicado a projectos correspondia a perto de um ter=E7o do espa=
=E7o
da exposi=E7=E3o. Ainda assim inclu=EDa projectos como Debian, GNOME, KDE,
Rock Linux, XFree86 (com um ecr=E3 em 16 LCDs de 15" cada), Linux Porting,
FreeWRL (um browser para espa=E7os 3D - era preciso usar os =F3culos), Linu=
Printing, etc.

Neste espa=E7o encontrava-se tamb=E9m a booth da FSF Europa onde passei uma
boa parte do tempo em representa=E7=E3o da ANSOL. Este ano a FSF Europa
tentou reunir uma presen=E7a europeia, convidando todas as organiza=E7=F5es
associadas. Assim tive o prazer de conhecer pessoas da APRIL (Fran=E7a),
FFS (A=FAstria, AsSoLi (It=E1lia), FFII (Alemanha) e AFFS (Reino Unido). Do
ponto de vista t=E9cnico, havia um computador a demonstrar o GNU/Hurd. O
conceito =E9 engra=E7ado, mas ainda tem alguns bugs... Claro que ajuda
sempre ter um ou dois kernel developers ao lado a explicar o que se
passa e porque =E9 que aquele erro =E9 igual ao que foi corrijido "ontem =
=E0
noite" no CVS...

O Ambiente

Como estive l=E1 por minha conta, a dormida foi num gin=E1sio posto =E0
disposi=E7=E3o pela organiza=E7=E3o para os visitantes dormirem. =C9 sempre
interessante notar que a quantidade de equipamento inform=E1tico que se
encontrava ao lado dos sacos-cama dava para comprar uma casa. Como um
pequeno exemplo, basta referir que o tipo ao meu lado na primeira noite
estava a desempacotar uma placa PCMCIA de Bluetooth da Nokia, que p=F4s no
port=E1til e depois usou para comunicar com o telem=F3vel e o iPaq 8370 (a
correr GNU/Linux, claro).

No primeiro dia, depois do pequeno-almo=E7o, fui para a exposi=E7=E3o ajuda=
r a
acabar a booth (no dia anterior tinham descoberto que faltavam as
paredes - e n=E3o me venham falar na efici=EAncia alem=E3...). A exposi=E7=
=E3o
abriu calma, por isso fui dar uma volta. O pessoal do XFree86 a demorar
toda a manh=E3 a configurar a m=E1quina com um ecr=E3 composto por 16 LCDs =
de
15" (com Xinerama, claro). Tenho de admitir que fica impressionante.
Fiquei impressionado com o FreeWRL (funciona mesmo) e dei uma volta =E0
exposi=E7=E3o.

Na primeira noite houve a LinuxNacht ("A Noite do Linux"), um evento
social que decorreu no ZKM (o museu de media de Karlsruhe) - que
recomendo a qualquer geek que se preze e passe por aqueles lados. Depois
dos discursos da praxe tiv=E9mos um buffet e bebida =E0 descri=E7=E3o (pela
m=F3dica soma de 20 euros). Claro que o que interessou realmente foi o
conv=EDvio...

Nos dias seguintes fui passeando, conversando com pessoas, tentando
ajudar o desventurado respons=E1vel do GNOME a quem foram emprestadas duas
workstations da Sun com Solaris que s=F3 funcionaram decentemente a partir
do terceiro dia... Os meus parab=E9ns =E0 equipa do KDE, a sua booth estava
bem organizada (havia demonstra=E7=F5es de software para educa=E7=E3o, Kdev=
elop,
KOffice, KDE 3, Opie e mais uma que n=E3o me lembro - todas com pessoas
sempre prontas a explicar e a tirar d=FAvidas). Para quem n=E3o saiba, o
Opie =E9 um KDE para PDAs baseado em Qt Embedded e =E9 o sistema por omiss=
=E3o
do Sharp Zaurus. Por falar no Zaurus, =E9 um PDA ao n=EDvel do iPaq, bonito=
,
com um teclado funcional e todas as features a que o iPaq nos habituou,
com a diferen=E7a deste vir de f=E1brica com GNU/Linux e n=E3o PocketPC.
Infelizmente n=E3o est=E1 prevista a sua venda para Portugal (uma pena)...

Tenho de admitir que s=F3 no =FAltimo dia fui a alguma das confer=EAncias. =
Uma
do Alan Cox sobre qual a melhor maneira de integrar c=F3digo no kernel
(espectacular, como sempre) e outra do Michael Meeks sobre GNOME 2. O
que mais me impressionou nesta foi a demonstra=E7=E3o de uma aplica=E7=E3o =
que
era capaz de mostrar as widgets de outra aplica=E7=E3o diferente e mesmo
modific=E1-las utilizando apenas o back-end CORBA, ou seja, com esta
vers=E3o =E9 poss=EDvel editar em tempo-real o interface de uma aplica=E7=
=E3o,
independentemente da aplica=E7=E3o. Claro que a maioria das pessoas ficaria
mais impressionada com a utiliza=E7=E3o de menos mem=F3ria ou o suporte de =
SVG
e gradientes com que o nautilus faz o XP parecer lento e feio... E claro
tiv=E9mos a promessa do Release Candidate 1 para 10 de Junho
(Estranhamente, ou talvez n=E3o, s=F3 saiu a 14).

No =FAltimo dia j=E1 andava cansado da "comida" alem=E3 e fui jantar (com u=
grupo de recentes amigos) a um restaurante turco. Entre a conversa
descobri como a recente proposta de utiliza=E7=E3o de Software Livre na
administra=E7=E3o p=FAblica alem=E3. Acreditem ou n=E3o, o =FAltimo impulso=
 foi dado
pela Microsoft: primeiro com uma carta de um cidad=E3o enviado a todos os
elementos do parlamento alem=E3o. A identifica=E7=E3o deste cidad=E3o como
funcion=E1rio de uma empresa de comunica=E7=E3o contratada pela Microsoft n=
=E3o
ajudou, mas o pior ainda estava para vir. Na v=E9spera da vota=E7=E3o a
Microsoft convidou todos os deputados do parlamento alem=E3o para um
evento social num hotel de luxo. =C0 espera de cada um dos deputados
estavam 3 pessoas contratadas pela Microsoft para "explicar-lhes" o qu=E3o
mal era esta medida para eles e para a Alemanha. Resultado: alguns dos
deputados nao gostaram e mudaram o seu voto a favor da proposta,
garantindo-lhe uma maioria confort=E1vel. Obrigado Microsoft.

--=20
						Jo=E3o Miguel Neves

--=-nSHq8iER/h57qRiHxSIJ

--=-nSHq8iER/h57qRiHxSIJ--