[ANSOL-geral]o medo do desconhecido

Sérgio Agostinho sergioagostinho arroba netvisao.pt
Tue, 29 Jan 2002 23:53:56 -0000

Cumprimentos a todos:

O meu nome é Sérgio Agostinho, tenho 20 anos e estudo engenharia
informática na Faculdade e Ciências e Tecnologia da UNL. Embora utilize
Linux há cerca de 2 anos, só a cerca de uma semana tomei conhecimento da
ANSOL.
Antes de entrar na faculdade desconhecia por completo o GNU/Linux. A única
coisa que conhecia são os habituais rumores ("é muito complicado", "não tem
programas", "aquilo dá-te cabo do disco", etc.). Acontece que li o
"manifesto GNU" fiquei muito interessado pelo software livre, mas depois de
falar com algumas pessoas percebi que existe um enorme receio do software
livre. Um receio do desconhecido, pois quem receia é geralmente quem
desconhece sequer as ideias. O impressionamente, para mim, é que a maneira
como esse receio (ou preguiça) afecta certas empresas, sendo quase a
palavra linux um tabu.
Isto para contar um história que se passou comigo. Há cerca de um ano
atrás, cansado de esperar pela sempre adiada flat-rate, decidi aderir ao
serviço da Netvisão. Embora tenha conferido no folheto que um dos
requisitos minimos para o serviço era o Windows, decidi de qualquer maneira
perguntar ao técnico (dito especializado) se me podia fazer o favor de
configurar a placa de rede em Linux. A resposta foi: "Ah, nós não fazemos
isso, isso é a cargo do cliente". Pouco depois, instalou a placa, ligou o
modem e inicializou o PC:
"O que é isto?! - perguntou o técnico, quase assustado
"É o LILO boot..." - respondi
"E o que é que eu faço?"
"Selecione a opção que diz Windows e carregue no enter..."
Depois do técnico ter ido embora arranquei em Linux. Durante o arranque foi
detectado novo hardware e configurado automaticamente. Não foi preciso
fazer mais nada, para ficar imediatamente a funcionar.
Para quê tanto medo, quando tu o que era preciso fazer na distribuição que
usava (Red Hat 7.0), era clicar em dois ou três "Ok"...?

Sérgio Agostinho

mail: sergioagostinho arroba netvisao.pt
web: http://caleb.pt.vu