[ANSOL-geral]O que a ANSOL defende

RP rlopes arroba ipb.pt
Thu, 17 Jan 2002 10:19:24 +0000

At 21:58 16-01-2002 +0000, João Miguel Neves wrote:
>Para dar outro exemplo, na segunda-feira descreveram-me o caso de um
>programador português que lançou um programa (ou biblioteca, agora nã=
>tenho a certeza) em GPL. Foi-lhe pedido por várias pessoas para mudar a
>licença para LGPL, para poderem usar o código em aplicações
>proprietárias. A minha sugestão foi de que vendesse a essas pessoas uma
>versão com a licença que essas pessoas quisessem. Desta forma quem quer
>desenvolver uma licença proprietária está a pagar por isso e a=
 suportar
>o desenvolvimento de Software Livre.

Penso que o programador sou eu e a biblioteca é a AgentAPI
(http://nms.estig.ipb.pt/)... :)
Calha bem que o assunto "veio à baila" porque tenho mais algumas questões a
colocar, sem querer abusar... ;)

1. Desde que o código seja produzido única e e excusivamente por mim,
posso, em qualquer altura modificar a licensa? No caso de haver
contribuições por parte de outros programadores, será lícito modificar a
licensa sem expressa autorização daqueles?

2. Sendo eu professor (em exclusividade) não posso, pessoalmente, cobrar
qualquer tipo de $$$ pelo trabalho desenvolvido, pelo que o meu interesse
recai apenas sobre o desenvolvimento de uma área que, no meu entender, está
bastante esquecida no seio da comunidade open source. Por este motivo,
enveredei, desde início pelo GPL (e não pelo LGPL). Posso, no entanto,
conceder versões LGPL a algumas empresas com quem possa negociar
"contrapartidas"? Desta forma vou estar a assegurar a continuação da
biblioteca como open e conseguindo um meio de apoio extra GPL... isto
parece, no entanto, um pouco rebuscado relativamente à opinião do Stallman:
"Proprietary software developers have the advantage of money; free software
developers need to make advantages for each other. Using the ordinary GPL
for a library gives free software developers an advantage over proprietary
developers: a library that they can use, while proprietary developers
cannot use it. "

3. Sem querer alongar demais a discussão, tenho também uma especulação que
foi levantada por uma pessoa com quem tenho discutido assuntos relacionados
com GPL e que pertence a uma empresa de desenvolvimento de sw extremamente
fechado (o pólo oposto).
Ele defende que, se o mundo idealmente, seguisse a corrente de
desenvolvimento open source, o que aconteceria seria uma exagerada
peoliferação de "vendedores" em detrimento de programadores... Eu
desenvolvo um produto, que coloco à venda com a licensa GPL. O meu
concorrente obtém as sources e adiciona funcionalidade, eu faço, de seguida
o mesmo... portanto, vai estar a ser comercializado um produto igual por
n++ concorrentes, que terão de fazer algo para ganhar a vida - vender da
melhor maneira possível, uma vez que o produto é o mesmo... o que acham?

4. Na minha instituição de ensino, é hábito realizar uma semana dedicada às
engenharias, sendo um dos dias dedicado à Engenharia Informática. Como
estou a organizar este evento juntamente com outras pessoas, gostaria de
saber qual é a viabilidade de ter algum representante da ANSOL para fazer
uma pequena palestra de esclarecimento e sensibilização para o sw livre no
seio dos nossos alunos. Em princípio, esta semana será em Maio.

Cumprimentos e continuem com o excelente trabalho.

Rui Pedro