[ANSOL-geral]Proposta de carta para a ASSOFT

nuno.leitao@idl-bt.com nuno.leitao arroba idl-bt.com
Wed, 16 Jan 2002 20:45:52 -0000

  Viva,

>Nao. Mas a) tb nao conheco nenhum software proprietario que o faca (nem
>sequer sei o que e) b) nao conhecer nao significa que nao haja.

  Ok.

>Se nao ha, porque nao se juntarem os interessados e encomendar esse
>pedaco de software? Se calhar ate ha programadores competentes que
>fariam um software desses com 2 ou 3 meses de trabalho por um preco
>razoavelmente barato. Se calhar ate se consegue colocar isso como
>projecto de estagio de uma universidade...

  Nao, nao funciona assim. E e' por isso que referi este exemplo no e-mail
anterior. Existem muitos pacotes de software que seriam *impossiveis* de
criar sem intuitos comerciais pois sao demasiados complexos para construir
sem uma estrutura organizacional e financeira forte (e evidentemente isto
custa $$$). Para teres uma ideia da complexidade, o tal pacote da Geneva que
referi (http://www.gtl.com) e' composto por centenas de modulos e
componentes e levou centenas de anos-homem a desenvolver ate' ao ponto em
que esta' hoje. Nao penses no entanto que sou apologista de "usem so'
software comercial" -- no entanto e' importante (na minha humilde opiniao)
para uma associacao como a ANSOL de compreender estas diferencas, e os casos
em que um tipo de produto e' mais apropriado do que outro.

  Se tomarem uma atitude publica que tenta representar o software livre como
a escolha a tomar em descredito do software comercial independentemente do
objectivo do software, entao para muita gente, e desculpem pela
frontalidade, a ANSOL nao vai passar de uma associacao de academicos com uma
filosofia que nao e' clara nem acessivel para uma grande maioria do publico
alvo.

  Quando disse numa mensagem anterior que havia o risco da ANSOL ser vista
como uma organizacao "geek like" nao disse isto com intencao abusiva -- mas
sim para explicar que quem nao entende os meritos do software livre veria a
ANSOL assim se esta tomar uma atitude radical e que tenta descreditar a
existencia de software comercial.

  Best Regards,

--Nuno Leitao