[ANSOL-geral]As Patentes Informáticas na EU

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Tue, 26 Feb 2002 15:11:29 +0000

Uma nota muito a despachar:

Eu lembrava-me de qq coisa sobre a Oracle ser contra o sistema de patentes.
Procurei no google:

http://google.com/search?hl=en&q=oracle+against+patent+system

O primeiro link e' interessante:

http://www.base.com/software-patents/statements/oracle.html

Primeira frase: "Oracle Corporation opposes the patentability of software."

O url desta coisa e' sugestivo, e o directorio acima e' visivel:
http://www.base.com/software-patents/statements/

Espreitei muito a correr 2 ou 3 coisas aqui e nao encontrei mais "municao", mas
pode ser que haja.

                         * * *

Parece-me importante incluir a opiniao duma companhia como a Oracle.
Provavelmente e' possivel encontrar o /statement/  deles num sitio mais oficial
(oracle.com?), mas nao tive tempo para procurar.

Caso se escolha incluir o testemunho de companhias tipo Oracle, a inclusao ao
lado do argumento de que as patentes so' sao boas para as grandes companhias
tornaria o texto algo contraditorio;  pessoalmente, parece-me preferivel
argumentar que as patentes nao sao boas para ninguem do que argumentar que so'
sao boas para alguns e entrar pelo caminho da choradeira do "tenham pena dos
pequeninos"...  :^/

Por outro lado, o facto de haver lobbying (de quem?) para a implementacao na
Europa de patentes de software leva a crer que essa implementacao e' boa para
alguem (para quem faz lobbying, pois!).  Enfim, e' complicado arranjar
argumentos que nao tenham contra-argumentos evidentes.

Enfim, nao posso pesquisar mais nada agora.  Peco desculpa por nao poder ajudar
mais...

Cumps.,
Sebrosa