[ANSOL-geral]mais um prototipo de logo (repetido)

Jose' Sebrosa sebrosa arroba artenumerica.com
Fri, 08 Feb 2002 05:51:38 +0000

Jose' Sebrosa wrote:

> Ouch!  Ninguem quer ter o trabalho de ir sacar os bytes do attach `a li=
sta...
> segue um url:
>
> http://sebrosa.artenumerica.org/ansol-1.gif

Já agora, umas linhas sobre a coisa e sua filosofia.

Há vários defeitos técnicos.  Por exemplo, demasiado antialiasing nos pássaros
menores (usei o pnmrotate sem cuidado nenhum).  Se for caso disso, mais tarde
há muito tempo para os corrigir...

É difícil fazer com que o pássaro maior não pareça um acento exótico sobre uma
letra.  Há um balanço a fazer entre o desejo de não meter a passarada a voar
muito alto (senão parece uma imagem diferente da das letras) e a necessidade de
separar os bichos das letras...  Talvez fosse melhor que o pássaro maior (mais
baixo) fosse rodado.

A fonte se calhar devia ter sido Helvetica.  Usei Courier e não experimentei
mais (o tempo é escasso!).  A escolha da fonte não é casual:  Trata-se duma
associação de *software*, e a fonte faz alguma ligação com o dito software
(mais ou menos como os zeros e uns faziam noutro logo proposto, e a disquete
noutro ainda).

O SoL com "o" minusculo, lembrei-me à última e... não sei.  Resolve vários
problemas:  É fiel ao nome por extenso da Associação (as iniciais seriam ANSL,
o "o" é diferente), aumenta o espaço para os pássaros e destroi a relação
enganadora com o Astro-Rei (assim não há dúvida que aquilo não tem nada a ver
com o Sol -- se bem que reconheço ser tentador usar um nascer de sol como
imagem de Liberdade;  mas não gosto muito do Sol porque é "demasiado fácil").

A passarada acaba por resistir mal a grandes reduções.  Engrossar o traço dela
ajuda, mas no fim também falha.  Não sei se o problema tem solução.  Por outro
lado, falo de reduções feitas à patada aqui no ecran;  se calhar a coisa
sobrevive bem, mesmo minúscula, impressa em papel a 1200 DPI, e o problema nem
existe.  Na verdade, os acentos de letras são pequenos e percebe-se bem a forma
deles.  Provavelmente o mesmo se aplica neste caso.

Ainda sobre passarada, parece-me difícil fugir do bando de três, sucessivamente
menores, sugerindo movimento em direcção ao horizonte, e inclinadas em
direcções diferentes para não irem todas para o mesmo sítio.  Liberdade...  A
sequência de inclinações deve ser parecida com aquela, mas acho que a do meio
está excessivamente inclinada.  E a de baixo devia estar inclinada para a
direita (para fora da imagem), para ser mais diferente dum acento.

Enfim, coisas.  Como escrevi no outro email perdido, não percebo grande
espingarda de design...  Obrigado pela paciência!

Cumps,.
Sebrosa