Eu gosto mais desta... Re: [ANSOL-geral][ADVOCACY] Judge blocksroute to GPL legal test case

Rui Miguel Silva Seabra rms arroba 1407.org
Thu Apr 25 01:16:01 2002

--=-XKYHBUPUNQxsuaC2l+zm

On Thu, 2002-04-25 at 00:51, Lopo de Almeida wrote:
> From: "Jo=E3o Miguel Neves" <joao arroba silvaneves.org>
> Queres tu ent=E3o dizer que eles (ou qualquer um) podem por o Software co=
mo
> GPL at=E9 que chega a uma fase que acham que j=E1 n=E3o precisam de ningu=
=E9m e toca
> a andar?!

Ok, que parte, exactamente, de "Se eles deteem o direito de autor sobre
o software" e que nao entendeste?

> N=E3o foi essa ideia com que fiquei ao l=EAr a Licen=E7a GPL, mas a ser v=
erdade =E9
> mesmo uma farsa.

Se eles deteem o direito de autor, entao e porque:
  a) foram os unicos autores
  b) quem fez contribuicoes assinou documentos legitimos a ceder o
direito de autor.

No caso de a) nao tiveram ninguem externo a dar codigo
No caso de b) tiveram alguem a dar codigo, mas o codigo e deles.

Para um projecto GNU, uma das coisas que se faz e ceder o direito de
autor para a FSF, que o recebe sobre o compromisso de manter a liberdade
do software.

Isto pode parecer estranho, mas e preciso que tenhas em atencao de que
se trata de um pais anglo-saxonico em que este tipo de compromissos e
levado a serio... ao contrario do que seria de esperar se fosse feito,
por exemplo, aqui em Portugal.

E por achar o OpenOffice uma farsa (tens de ceder o direito de autor, e
licenciar o codigo em dual ou tri-license, a SUN para aceitarem
contribuicoes tuas) que comecei a desinteressar-me por ele. Mais tarde
apercebi-me de varios outros problemas de foro tecnico.

E preciso ter muito cuidado a quem e que se se cede o direito de autor,
e decidir se sao pessoas que velem pelos nossos interesses. No caso da
FSF, nao tenho a menor duvida.

Isto nao estara certamente completo ou o mais perfeito, ja e tarde e
estou com sono. Se nao achares suficiente explicita o que queres ver
entendido.

Hugs, rms

| but it is very important that you do it -- Ghandi
+ So let's do it...?

--=-XKYHBUPUNQxsuaC2l+zm

--=-XKYHBUPUNQxsuaC2l+zm--