[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]BD dos sócios

Jaime E. Villate villate arroba gnu.org
Fri Apr 12 10:07:01 2002

On Fri, Apr 12, 2002 at 03:56:46AM +0100, Ruben Leote Mendes wrote:

> A Adobe também criou o postscript e, pelo que sei, também nenhum do=
> programas que eles fazem para visualizar postscript estão na Debian.

Antes de existir o GNU/Linux, já existia o Ghostscript e já implementava muito
vem o Postscript (eu começei a usar o ghostscript em 1990). Não precisamos de
nenhum dos programas da Adobe para visualizar Postscript, porque o Ghostscript
é excelente, o que tem valido que seja hoje em dia standard em qualquer
GNU/Linux.

No caso do PDF, não existe nenhum programa livre que implemente totalmente o
PDF. Coisas como thumbnails, outlines (uma barra de navegação no lado esquerdo
que quem nunca tenha usado Acrobat Reader provavelmente nunca imaginou que
existia) e forms que o Acrobat Reader suporta não se conseguem ver com nenhum
programa livre. Existem também certas optimizações feitas pelo Acrobat
distiller que fazem com que o ficheiro PDF resultante só possa ser visualizado
com Acrobat Reader. Os programas livres nessa área têm ainda que evoluir muito
antes de poderem ser substitutos para o Acrobat Reader.

O ghostscript (e varias interfaces gráficas) instalam-se facilmente em Windows
e Macintosh. O que acontece é que as pessoas não sabem e os autores não
costumam usar nas suas páginas um botão que aponte para um site onde
descarregar o ghostscript, como é o caso com o famoso botão do Acrobat Reader.

Temos dois formatos que podemos usar para documentos prontos a imprimir. No
caso do primeiro formato, os utilizadores de software livre estão em clara
desvantagem perante os utilizadores de software proprietário. No segundo caso
os utilizadores de software livre estão muito mais a bontade que os
utilizadores de software proprietário. A ANSOL tem como objectivo fomentar o
uso do software livre. A qual dos dois formatos deverá dar preferência a
ANSOL?

Cumprimentos,
Jaime