[ANSOL-geral]Re: [ANSOL-geral]Equilíbrio

Lopo de Almeida lopo.almeida arroba sitaar.com
Thu Apr 11 01:01:02 2002

Bom! Bom! Bom!

Não nos vamos começar a chatear uns com os outros e a estragar o bom
ambiente :-D
Vá! Animo que a luta é longa e dificil.

---------------------

Quanto à venda de merchandising pela ANSOL eu sou absolutamente a favor.

A ANSOL vai ter de encontrar formas viáveis e interessantes de se
auto-financiar. E isto sem fazer concorrência com empresas, já de si a lutar
com um mercado complicado. Até porque não fará muito sentido a ANSOL começar
a prestar serviços de assistência técnica ou efectuar projectos de sistemas.

Por isso a outra única opção é o merchandising. Mas tem de ser merchandising
da ANSOL, ou seja com o LOGO da ANSOL ou eventualmente merchandising da FSF,
ou GNOME, ou KDE, ou WindowMaker, ou...

Enfim, projectos que respeitem os principios da ANSOL e que NUNCA sejam
pertença de uma empresa. E as "distros" são normalmente pertença de empresas
;-)

Claro que vender o merchandising e outros produtos da DEBIAN é possível,
aceitável e quase mandatório por não ser uma empresa e por precisarem também
de ser ajudados :-)

Actualmente o "vendedor" da Debian é o "Departamento de Engenharia Química *
Faculdade de Ciências e Tecnologia * Universidade de Coimbra"
http://www.eq.uc.pt/laca/debian, mas penso que se poderia tentar junto da
Debian que fosse (ou  também fosse) a ANSOL a "vendedora" do Debian em
Portugal.

E contra mim falo que tenho uma empresa e que me daria muito jeito que a
ANSOL vendesse umas "canequinhas" da Conectiva e da Astaro ou uns
"bonézinhos" da SITAAR....

Mas não pode ser.

Não se aceitaram as empresas nacionais como sócias e depois vendia-se
merchandising de algumas internacionais.

E nem é por serem empresas já conhecidas. É pelo principio de isenção face a
TODOS os produtores comerciais. Que moral teria a ANSOL face a uma
permissividade destas com a SuSE ou com a Mandrake e excluindo outras :-(

Porque a ANSOL vender merchandising da SuSE e não vender da Caixa Mágica era
no mínimo estranho.
E vender merchandising de uma empresa que na sua "distro" incluí "coisas"
não Software Livre é dar o aval a uma mentira.

Neste campo a ANSOL vai ter de se rodear de muitos cuidados para nunca cair
em facilitismos comerciais que possam acarretar o seu descrédito enquanto
indefectível defensora do Software Livre, conforme as premissas da FSF.

Nem a FSF o iria aceitar. A DEBIAN é uma pseudo-entidade que não está ligada
à FSF da mesma forma institucional que a ANSOL, e isso é preciso não
esquecer. A DEBIAN pode ter uma área de software "non-free" (embora não
incluido na "distro"), a ANSOL não o poderá ter nunca.

Bem! Por hoje já chega. Vou fechar o estaminé.

1 abraço,

Lopo