[ANSOL-geral]Re: Actas e outro

André Esteves aife arroba netvisao.pt
Sat, 6 Apr 2002 00:17:25 +0100

Em Sexta, 5 de Abril de 2002 23:46, escreveste:

> Até agora não se colocou esse problema, não só porque não existiam sócios,
> mas especialmente porque as decisões têm sido tomadas mais ou menos por
> consenso. Em princípio irá continuar assim, mas mesmo supondo que tal não
> acontece podemos enveredar por algo tipo referendo, em que os sócios votam
> na opção que preferem. Por exemplo, para votar o logotipo, (por falar nisso
> alguém devia ler e comentar a proposta de regulamento que o João Fernandes
> fez) não me importo nada que não-sócios mandem umas bocas sobre os logos e
> [...]
Concordo com o Reuben. Devem-se discutir todos e quaisquer assuntos da
associação na mailling-list com a participação de não associados.

Se pagamos as cotas é tb para o previlégio / responsabilidade do voto.

No entanto as decisões da associação/associados terão em última análise,
consequências na vida fora da associação. Porque não detectá-las antes do
tempo ?

Creio que também devemos acarinhar um sentimento de abertura e vida
institucional. E é na participação dedicada na mailling-list, manutenção de
uma etiqueta que nos livre de mal-entendidos (de que o meio de comunicação é
grasso..), do respeito na ética Hacker da curiosidade dos outros, da
qualidade das nossas intervenções que vive a Associação e a mailling List.

Se escondermo-nos em listas secretas, não damos oportunidade a outros de
aprender com o nosso exemplo, e de se juntarem ás nossas fileiras...

Acabaremos por repetir os (sempre repetidos) erros de muitas associações...
Juntaram, ao ínicio, talento, iniciativa, esperança... mas não passaram a
bandeira a nínguém.. não criaram uma comunidade vibrante que se perpetuou
além do seu elitismo...

Consequência: Essas associações morrem em explosões ou lentamente por
asfixia...

É necessário um certo grau de proselitismo e abertura á mudança. Nem que seja
pelo exemplo, ou pelo menos, pelo exemplo. E é pela participação de todos
numa mailling-list única que tal se alcança.

(uff..Uff..)   :)

Um abraço a todos,

André Esteves

P.S-> Minhas tarefas: A lista de software livre português estará disponível
até domingo, (infelismente muitos autores de software livre não referem as
licenças que utilizam... de modo que me fartei, que se queixem depois...) O
anúncio do concurso para logotipo é que está atrasado. Tentei o latex, e não
me pareceu glamoroso.. Tentei o kword e o kontour, deu-me problemas com o
gscript... (espero que a versão 3.0 do KDE resolva isto.. A operacionalidade
está por um fio...) De maneira que vou utilzar o Gimp...