[ANSOL-geral] Eternas discussões

Rui Leite rleite arroba nocturno.org
Sat, 10 Nov 2001 13:24:54 +0000

--u3/rZRmxL6MmkK24

On Fri, Nov 09, 2001 at 07:34:24PM +0000, Rui Miguel Seabra wrote:
>=20
> hehe, mas o facto de nao exisitir ainda alternativa para determinada
> coisa em software livre nao e motivo para se usar o software nao livre.
> Quanto mais nao seja, e motivo para se tentar criar a alternativa! :)

Nem todas as pessoas podem / querem / sabem escrever c=F3digo para criar es=
sas
alternativas. Enquanto n=E3o houver alternativa... usa software propriet=E1=
rio e
n=E3o =E9 crime nenhum.
=20
> [...]
> e incongruente com a nossa posicao, especialmente existindo
> alternativas, usar software proprietario.
>=20
> Por exemplo, no caso do Frederico, ele consegue resolver o problema do
> proxy com um proxy na propria maquina.
>=20
> Usando o fetchmail, que suporta ntlm, ele resolve o problema do mail.
>=20
> E muitas mais coisas, por isso o evolution ou o mozilla, ou outro nao
> suportarem ntlm para o mail nao e desculpa no seu caso. O que ja o sera,
> e nao saber que o fetchmail suporta ntlm :)

Eu posso ir do Porto a Braga com passagem por Faro... mas =E9 melhor se for
directo. As pessoas podem n=E3o ter pachorra para resolver um problema que,=
 no
total do trabalho, =E9 uma quest=E3o menor. E em termos de efici=EAncia n=
=E3o vejo o
que isso tem a ver com o trabalho aparecer feito mais depressa ou mais deva=
gar.

>=20
> Eu tambem, mas essa pessoa _nao_pode_ ir defender o software livre
> publicamente sem correr o risco de ser visto como hipocrita, ou pior...
> de fazer publicidade negativa sem querer... (entao, o software livre e
> tao bom mas precisas de usar software proprietario???)

O facto de uma pessoa n=E3o viver de acordo com as suas convic=E7=F5es n=E3=
o faz com
que as mesmas sejam inv=E1lidas. As pessoas podem defender / acreditar em a=
lgo
e n=E3o viver de acordo com isso. Na vida esse =E9, muitas vezes, a situa=
=E7=E3o mais
abundante.=20
A t=EDtulo de * MERO * exemplo: os cat=F3licos n=E3o praticantes s=E3o menos
crentes que os cat=F3licos praticantes? Acho que n=E3o e n=E3o =E9 por essa=
 diferen=E7a
que vamos apontar o dedo =E0s cren=E7as de uma pessoa. (Onde est=E1 "cat=F3=
licos" pode,
obviamente, inserir-se o que se quiser!)

Nessa =F3ptica n=E3o vejo porque h=E1-de algu=E9m apontar o dedo a um defen=
sor do
Software Livre s=F3 porque ele usa Software Propriet=E1rio. H=E1 que lembra=
r que cada
caso =E9 um caso...

Para terminar, n=E3o quero dizer com isto tudo que a ANSOL - como institui=
=E7=E3o -
v=E1 para contactos p=FAblicos passar apresenta=E7=F5es feitas em PowerPoin=
t! Mas a mim
n=E3o me incomodaria nada que aparecesse algu=E9m que s=F3 usasse Soft. Pro=
priet=E1rio
e depois essa pessoa fosse escolhida para ir falar em nome da ANSOL, por=20
exemplo, numa confer=EAncia / sess=E3o de esclarecimento / LIP ou qualquer =
outra=20
coisa.

No entanto, em termos de liberdades individuais n=E3o posso pensar de outra
maneira: cada um pensa o que quer, defende o que quer e usa o que quer sem =
que
cada uma destas vertentes ponha em causa as outras.=20
=C9 que sacrificar a liberdade de escolha individual em prol da suposta=20
liberta=E7=E3o colectiva era uma coisa muito em voga em certos regimes pol=
=EDticos=20
que deram no que deram... ;-)

Cumprimentos,
Rui Leite

PS: Como as menssagens a responder a estes assuntos s=E3o sempre gigantes e=
 se
arriscam a gerar uma espiral intermin=E1vel prometo que n=E3o toco mais nes=
te
assunto. Respeito o que as outras pessoas pensam e isso n=E3o interfere na=
=20
avalia=E7=E3o dos seus actos. Do mesmo modo n=E3o pego no que as pessoas fa=
zem para
avaliar a qualidade dos seus pensamentos. Isto n=E3o que dizer que ponha de=
 parte
a an=E1lise da coer=EAncia...

--=20
Rui M. Leite