[ANSOL-geral] Lotus Notes

João Miguel Neves joao arroba silvaneves.org
10 Nov 2001 02:00:11 +0000

On Mon, 2001-11-05 at 09:23, Jaime E . Villate wrote:
> O presidente da PROCERGS dize-nos no Porto Cidade Tecnológica que é s=
oftware
> livre, e o site afirma a mesma coisa, mas olhando para a licenca concluo =
que
> não é software livre. Para além disso, começaram a chamá-lo "di=
reto GNU" sem
> terem pedido autorização para ser aceite no projecto GNU. A "fonte" q=
ue
> distribuem não me parece que sejam as fontes completas, mas apenas as
> classes Java que usam; ainda tenho que informar-me melhor sobre o que est=
> [...]
OK, a minha análise é a seguinte: A única referência a uma licença que
encontrei foi na secção histórico em que diz que o diretoGNU é GPL e que
quer fazer parte do projecto GNU. O direto é apenas um conjunto de
classes java (mais correctamente servlets) que fazem a cola entre vários
produtos (um servidor de e-mail imap, um servidor ldap, um servidor de
mail, etc.). O que falta nas sources são as páginas HTML, scripts de
administração e a definição da base de dados que estão em 3 ficheiros
tar.gz dentro do ficheiro de instalação. Não encontrei qualquer licença
nos ficheiros de sources e instalação. Quanto ao código fonte, a maior
parte dos comentários está em inglês e qualquer esforço de tradução
implica mudar o nome das variáveis.

Conclusão: não vejo qualquer razão para o diretoGNU não ser software
livre.

Plano de acção recomendado:
- Alguém instalar uma versão para experimentar (atenção, exige uma
versão da jdk que penso que não existe em software livre).
- Analisar o problema do jdk e as licenças dos produtos de que depende o
direto GNU.
- Tentar resolver todos os problemas que surjam.
- Arranjar alguém para traduzir as variáveis para inglês.
- Recomendar, ou não, a integração do diretoGNU no projeto GNU.

--
						Joao Miguel Neves