[ANSOL-geral] Muito Longo. Leiam se tiverem tempo...

Nuno Miguel Sousa Nuno.Miguel arroba lis2.siemens.pt
Fri, 9 Nov 2001 09:27:25 -0000

Viva.

Eu tenho estado calado pois o meu tempo livre é muito pouco (trabalhar,
mestrado, outras actividades,...). Mas não se preocupem, no que eu puder
ajudar: cá estou eu!

Quanto a toda esta "polémica" em volta de usar ou não software liver, vou
dar o pequeno exemplo do meu caso: trabalho na Siemens SA Porto. Aqui é tudo
Microsoft: servidor de email (MS Exchange Server), proxy (Microsoft Proxy
Server 2.0), etc... (existem alguns solaris 8 para os clientes mais
exigentes).

Emailers: bem, eu tentei, mas não dá! Alertaram-me que era fazer hacking ao
servidor :) e como usam o exchange para reuniões automáticas e inquéritos,
bem, desisti.
Browser: bem, o proxy usa NTLM, algo que o pessoal do Mozilla recusa fazer,
mas não desisti! Tenho um pico-proxy feito em python que tem o NTLM e navego
com o Mozilla - que considero ter ultrapassado o IE a partir da versão 0.9.4
(normalmente uso nigthly-builds e tento reportar erros).

Nos trabalhos que desenvolvo uso Java e o programa tem clientes fixes:
querem que o cliente da aplicação funcione em muitas plataformas - existe um
requesito até para o Debian GNU/Linux!!!
Mas está a mudar, desde que entrei já começaram a usar linux para probes de
rede (há, fazemos software para manutenção de redes de tudo e mais alguma
coisa :) ). Também usamos linux para testes de firewalls. Está a mudar
lentamente...
A gestão está a começar a ver as vantagens mas ainda tem receio. Aqui ainda
existe outro problema: como a empresa é muito grande, para os gestores é
mais fácil fazer um contrato e dizer: somos todos MS. Depois o pessoal que
se desenrasque...

Eu já falei na hipótese de trabalhar em Linux, a única coisa que me pediram
foi que conseguisse trabalhar como se fosse um windows - ou seja, usar os
servidores e serviços sem que "incomode" as outras pessoas. É impossível:
eles usam windows em muitos servidores e muitas pessoas no free software
recusam colocar os protocolos da MS, aumentando o tamanho do fosso... mas
isto é outra coisa. Outros problemas são software como o Rational Rose (acho
que a Rational também o vai lançar para Linux) e o Rational ClearCase (o CVS
caríssimo da Rational). Existe um pequeno nixo de inteligência: o pessoal
das redes usa Solaris....

Bem, em casa tenho GNU/Linux, e só trabalho GNU/Linux e mais nada (o Win95 é
a minha Consola de Jogos, mas tenho adorado o Flight Gear entre outros).

Bem, já vai muito longo.... próximo ponto.

Quanto ao que se tem passado (reunião, estatutos e afins).

Ir a Lisboa depende muito da data e da agenda da reunião. O ideal seria ir
de manhã cedo, ter a reunião, um almoço de convívio para nos conhecermos
ainda melhor, mais um pouco de reunião (que depois de um almoço pode ser
perigoso :) ) e vir embora no mesmo dia (ficar até domingo é impraticável
para mim, sou catequista e é ao domingo de manhã).

Estatutos, cartório....

Se precisarem de alguém para ir perto da Exponor para alguma coisa eu talvez
consiga (eu trabalho na Perafita/Freixieiro em Matosinhos - 1km da Exponor).
Digam que eu tento criar um buraco na agenda...

Agora estatutos e afins: acho que é preferível ir com calma. Com isto quero
dizer: parece-me importante fazer com que a associação seja oficial (no
panel, pois na realidade já o é). Se a revisão dos estatutos para conter
normas de anti-takeover for muito demorada (o que me parece que talvez sim)
deve-se efectuar uns estatutos provisórios e confiar nas pessoas da comissão
intaladora e direcção até a versão final estar completa. Tem desvantagens:
vamos perder dinheiro com o anúnicio no DR e para os membros que entrem com
o anúncio oficial será confuso.

Bem, acho que já chega.

Um abraço,
Nuno

PS: Tenho-me mantido caladao pois não gosto de dizer que posso quando não
tenho a certeza se posso, mas achei que estava na altura de começar a falar.