[ANSOL-geral]ASSOFT

Paulo Casanova paulo.casanova arroba link.pt
Thu, 20 Dec 2001 10:18:33 +0000

   Olá a todos!

   Tenho seguido a lista ao longo de várias semanas mas acho que chegou
a altura de fazer uma intervençãozinha :-) em relação à ASSOFT.

   Em primeiro lugar, a ASSOFT é uma típica "instituição"
semi-governamental portuguesa... são incompetentes, burocratas e
ineficientes (quando estive a trabalhar na APDP tive alguns contactos
com eles por causa do licenciamento de SW. Não acredito que sejam
capazes de aprovar ou fazer aprovar grande coisa. Em segundo l

   Em segundo lugar, quanto aos números que eles dão de redução do
software pirateado devo dizer que não acredito nesses números. Não
conheço nenhuma empresa que tenha sido inspeccionada (decentemente)
portanto não sei como é que eles podem saber valores...

   Não acredito que tenha havido diminuição da pirataria e não acredito
que o Linux tenha tido muita influência nisso (eu sei, é triste, mas a
verdade é que ainda há pouca confiança no Linux como estação de trabalho).

   Para terminar acho que fazem muito bem em responder a esses
caramelos, não para lhes explicar a história do GPL (que não lhes deve
interessar muito) mas para lhe dar uns Links para fazer download de uma
distribuição de Linux à escolha :-) (há-de reparar que não lhe pedem o
número do cartão de crédito), se ele quiser programar em Java (como é o
meu caso) pode fazer download do Netbeans (www.netbeans.org) e há-de
reparar que ninguém lhe cobra nada e pode ainda fazer download do
OpenOffice (João Neves: já arranjaram um replacemente para a library
não-LGPL que estavam a usar e o próximo build já vai ser 100% LGPL :-))
em www.openoffice.org que também ninguém lhe pede $.

   Se isto sai completamente à borla, claro que não. Há o custo de
gravar os CDs e de fazer os downloads ;-). Pode-se sempre, é claro pedir
os CDs a um amigo para copiar o que poupa o download... mas, se virem
bem, o Sr. da ASSOFT (falha-me agora o nome) até tem razão: não é 100%
de borla :-). Afinal, uns 4 (bons) CDs ainda podem custar 500$00... e o
MSOffice são só 120.000$00...

Paulo