[ANSOL-geral]As faculdades... e o GNUe!

Andre Esteves aife arroba netvisao.pt
Wed, 19 Dec 2001 00:37:24 -0500

Em Terça, 18 de Dezembro de 2001 18:39, escreveste:
> On Mon, Dec 17, 2001 at 07:13:00PM -0500, Andre Esteves wrote:
> Eu estudo na Faculdade de Economia do Porto e para além do professor que se
> inscreveu na lista só existe, tanto quanto sei, um professor que até faz
> umas referências à Debian na sua página pessoal.
>
> No entanto, é natural que todos os professores do grupo de informática e
> matemática lá da faculdade estejam dentro do assunto. Os outros professores
> é que me parece que não.
>
> Seria até de esperar que existisse alguém que estudasse os impactos
> [...]

É verdade!

No entanto, o uso do software livre nas actividades relacionadas com o ensino
e práctica da economia poderiam ser bastante vantajosas para o corpo docente
e para os alunos.

Por exemplo, o projecto gnu-enterprise, GNUe promete revolucionar a área do
software de contabilidade e gestão de empresas.

     http://www.gnuenterprise.org

Vejamos alguns pontos potenciais:

- Muitos trabalhos práticos dos alunos de economia, passam pela criacção de
sistemas de contabilidade em bases de dados access, pq não contribuir para a
comunidade trabalhando numa framework mais larga! A aprendisagem seria tb
mais realista e permitiria a comparação do trabalho do aluno com as melhores
práticas, contribuindo para uma real aprendizagem por parte do aluno. (e tb
maior potencial para o plágio... diga-se :) (nada diferente do que hoje se
faz entre alunos..))

- A possibilidade de deixar a sua marca a nível mundial num software
integrado de gestão e as consequênçias para a reputação e currículo...

- O sistema é multinacional, uma pessoa que trabalhe no gnue, potencialmente
pode conhecer as melhores prácticas de contabilidade e gestão a nível mundial.

- O trabalho que um economista faz, passa muito por formação e organização de
instituições, o que é a área de negócios natural para um software livre.

- Existe neste momento a possibilidade de alguém criar os exercísios
portugueses e comunitários neste software, criando assim a possibilidade de
mais tarde arrancar com uma empresa na área.

- O consultor, está neste momento numa encruzilhada, entre empresas como a
andersen consulting e o pequeno consultor que funciona mais como o advogado/
profissional liberal. O GNUe permitiria ao pequeno profissional oferecer
serviços de nível elevadíssimo, sem no entanto ter que desenvolver todos os
sistemas que existem ao nível de um SAP. Uma guilda com secções de
especialização diferentes permitiria a criacção de grupos de trabalho rápidos
e de alta qualidade.

- Neste momento, a participação em software livres está limitada a
programadores e pessoas com um certo nível de utilização de computadores. O
GNUe têm o potencial de permitir a gestores, contabilistas, etc a
possibilidade de contribuirem com o seu conhecimento para a comunidade.

- A uniformização das práticas (actualmente feitas legislativamente) e a
possibilidade de facilmente se transmitirem as melhores práticas
(benchmarking) poderia implicar um aumento da eficiênçia do tecido produtivo
nacional.

etc, etc.

Como podem ver ando entusiasmado com o potencial do GNUe como ferramenta,
creio que se pode tornar no primeiro software livre que realmente terá um
impacto no mercado nacional (que tanto se baseia no softwarezinho de
contabilidade e gestão), mas as empresas que trabalhassem na área teriam que
ter uma postura e forma de actuar completamente diferentes da mesquinhisse
dos dias de hoje.

É necessário um sentido de comunidade, participação e avaliação meritocrático
e ao mesmo tempo, uma forte e honesta vontade de competir!

Peço a vossa avaliação, comentários sobre o GNUe,

André Esteves

"Se nas minhas investigações consegui maiores êxitos que os outros,
o facto deve-se  menos a uma capacidade intelectual superior do que
ao hábito de uma reflexão paciente"
Sir Isaac Newton
André Esteves - aka StackBit - aife arroba netvisao.pt