[Firefox] Mozilla PT - Relatório de Setembro

Quarta-Feira, 1 de Outubro de 2008 - 10:58:47 WEST

Bom dia,

Eu sei que é 1 de Outubro, mas assim continuo a fingir que os relatórios
a que me obrigo são mensais ;).

Respondendo ao Henrique, temos pt-PT na próxima versão do Thunderbird 3
(a beta 1 acabou de passar para alpha 3).

Explicando o que se passou: estou a trabalhar numa solução para
facilitar as traduções das aplicações Mozilla, em particular que permita
fazê-las de forma mais distribuída. Infelizmente isso dependia de 1)
chegar o novo servidor à empresa devido aos recursos necessários e 2) eu
conseguir instalar o pootle sem problemas, assim como os vários scripts
de alterações.

1) correu mal com a máquina a demorar mais 2 semanas a chegar do que o
previsto pelo fornecedor. 2) os scripts necessários estão feitos, mas os
testes ainda não me deixaram confiantes (por exemplo no Firefox obtive
"traduções" iguais ao original em Inglês, o que me deixou preocupado).

No final deste processo qualquer pessoa poderá sugerir modificações à
tradução, e os membros da Mozilla PT poderão fazer as traduções sem
dependerem de um idiota pouco fiável (leia-se, eu) para fazer a
distribuição do trabalho ;). O verdadeiro teste será a tradução do
SeaMonkey (o conjunto integrado de aplicações Mozilla, que inclui
navegaro, correio electrónico, calendário, cliente de irc, etc.).
Reaproveitando as traduções anteriores já vai a meio. Mas ainda falta
metade...

Entretanto apareceram as deadlines para o TB 3 Beta 1 (agora Alpha 3) e
o Firefox 3.1 Beta 1. Ambos tinham menos de 50 strings para traduzir
portanto fiz o que faltava para a entrega a tempo (ontem às 8 da manhã e
hoje às 8 da manhã). Não ajudou a data-limite para o Firefox 3.1 Beta 1
ter sido anunciada com menos de 24h de antecedência.

Entretanto, a Mozilla Corporation registou o domínio mozilla.pt para nós
usarmos. A minha ideia seria uma página web simples com informação. A
minha principal motivação: o wiki está debaixo de ataque de spammers e
não consigo evitá-lo na infraestrutura actual. Resultado, estou a
receber algumas centenas de emails diariamente de modificações no wiki
por spammers. A outra razão é que gostava de afastar a imagem de Mozilla
PT do firefox (implícito no nome da lista e do wiki).

Aceitam-se sugestões para o que fazer com o Mozilla.PT. O Zbigniew
(Mozilla Europe, mais conhecido como gandalf) tem andado a preparar um
pacote de aplicações para comunidades locais que inclui: drupal ou
wordpress para gestão de conteúdos, mediawiki para wiki, phpbb2/punbb2
para forum. Acham que aproveitemos, ou há soluções melhores? Alguma
candidato a fazer sysadmin?

Intraneia
http://www.intraneia.com/

Suporte a Software Livre
Tradução/Localização de software e sítios web
Desenvolvimento de software

Ao seu serviço...