[Firefox] Avisos e novidades [longo e importante]

Quinta-Feira, 21 de Agosto de 2008 - 10:42:56 WEST

Bom dia,

Desculpem a falta de comunicação, mas entre a Firefox Summit, trabalho e
uns acidentes físicos as últimas semanas estiveram de loucos.

1) Quem tem acesso ao CVS (se me lembro correctamente eu e o Carlos
Simão somos os únicos) precisa de assinar o committer's agreement e
enviar para a Mozilla:
http://www.mozilla.org/hacking/committer/committers-agreement.pdf

2) Próximos projectos: Firefox 3.1 e Thunderbird 3. Quem quiser
participar, avise. Outro candidato é o SeaMonkey 2 (reutiliza muita das
traduções que já fizemos).

3) O sistema de controlo de qualidade vai ganhar vida própria graças ao
programa Summerbits do Sapo.
Descrição:
http://mestrejoao.silvaneves.org/2008/07/16/atrad-proposta-para-o-summerbits-2008/
Site: http://softwarelivre.sapo.pt/atrad

4) Tenho passado mais tempo a tratar do spam no wiki do que a organizar
trabalho aqui na lista. O que me indica que o wiki para nós está com os
dias contados. Aceitam-se alternativas. A Mozilla está a preparar um
community program onde oferece recursos como CMS e outras ferramentas
para comunidades locais. Ainda não sei detalhes das ferramentas, mas
pode ser uma hipótese.

5) Precisa-se voluntário para tratar do Suporte de aplicações Mozilla.
Algumas coisas têm vindo parar à lista, outras vão para o email
firefox  intraneia.com que me vem parar a mim, mas preferia que houvesse
alguém responsável por garantir uma resposta. A Intraneia disponibiliza
o seu sistema de gestão de pedidos (usamos o Request Tracker) para
ajudar ao trabalho. Claro que uma equipa de suporte ajuda mais, mas já
me contento com alguém a avançar :).

6) A Firefox Summit foi engraçada. Em termos de localização as coisas
estão a mudar muito:
  a) Metade dos utilizadores de Firefox NÃO usam a versão en-US.
  b) Existe agora um director da Mozilla Corporation responsável pela
Localização (sethb  mozilla.com), o que permite desbloquear rapidamente
várias situações.
  c) O responsável da Localização Axel Hecht passou a ganhar uma equipa:
ele, Mic Bergman, Chris Hoffman e gandalf (Zbigniew qq coisa -
desculpem, mas a minha memória para nomes é má, para nomes polacos, é
péssima).
  d) O sistema de builds também vai sofrer alterações: 1) builds de
localização incompletas passam a ser possíveis; 2) as builds nightly de
localizações vão ter updates automáticos; 3) espera-se uma melhoria
significativa do tempo de resposta das builds (das horas actuais de uma
build windows para menos de 5 minutos depois de um commit). Espero que a
equipa de builds consiga entregar o que prometeu :).
  e) Todas as aplicações Mozilla a partir de agora usam mercurial e não
CVS para controlo de versões.
  f) Foram apresentadas várias ferramentas para permitir tradução pela
web de aplicações/websites mozilla: 1) Verbatim (uma evolução do Pootle)
- http://wiki.mozilla.org/Verbatim, 2) Narro - http://l10n.mozilla.org/
. Até agora este tipo de ferramentas eram deixadas de lado, mas
finalmente existe algum apoio da Mozilla para que usá-las não seja um
pesadelo.

7) Quem gostar de experimentar software experimental, recomendo Ubiquity
(um modo de Firefox que o faz desaparecer na página), Weave (manter o
profile algures - cloud computing), Fenneck (versão embedded de Firefox
- estou a pensar fazer a versão para pt-PT enquanto é rápido...). O
Firefox 3.1 vem com suporte para vídeo integrado, já ligado nas nightly
builds.

8) Próxima versão do Firefox 3.1 é Alpha 2 e no email anterior enviei o
schedule do Thunderbird 3 (agora com o Simon Paquet como responsável).

E sim, os rumores de ursos, derrocadas de pedra, camiões de lavandaria
contra postos de transformação e neve a 31 de Julho são todos
verdadeiros. Ninguém pode acusar a Firefox Summit de ter sido chata.

Intraneia
http://www.intraneia.com/

Suporte a Software Livre
Tradução/Localização de software e sítios web
Desenvolvimento de software

Ao seu serviço...