[Firefox] (sem assunto)

Carlos Rodrigues carlos.efr mail.telepac.pt
Domingo, 25 de Junho de 2006 - 15:27:52 WEST

On 6/25/06, João Miguel Neves <joao  silvaneves.org> wrote:
> Não é tão simples. Os dicionários actuais (publicados nos últimos 4/5
> anos) não têm os termos em inglês. Vê uma das minhas últimas mensagens
> para exemplos.

AFAIK, apenas o dicionário da academia das ciências dá alternativas
aos termos em inglês, e não é consensual (bastante longe disso).

> O que propões? Usar os termos dos dicionários e/ou glossários existentes
> ou os do software actual?
>
> A minha preferência pessoal é usar os dicionários/glossários. Acho que,
> mesmo que alguns dos termos não sejam ainda habituais entre nós, pouco a
> pouco convergirão para os do dicionário graças aos media e à obrigação
> de usar português dos muitos livros de estilo existentes.

Os dicionários e glossários supostamente capturam a língua como ela
existe, não criam a língua. Não são as pessoas que convergem para o
uso dos termos do dicionário, são os dicionários que convergem para os
termos usados pelas pessoas.

No entanto, existem muitos termos (estrangeiros) vulgares na
informática que são usados mesmo quando existem alternativas viáveis.
Na maioria dos casos as alternativas são até termos que nós próprios
usamos noutros contextos, mas não quando há computadores ao barulho
("encoding" -> "codificação", "bookmarks" -> "marcadores", "tabs" ->
"separadores", "tags" -> "etiquetas", ...). Nestes casos os
estrangeirismos não fazem parte da linguagem geral, apenas de um
determinado grupo e num determinado contexto. Estes termos devem
sempre e inquestionavelmente ser traduzidos.

Mas depois existem as coisas como "offline" e "online"... Eu acho que
não vale a pena ser demasiado zeloso. Pelo menos estes dois termos
fazem perfeito sentido manterem-se no original, já que não têm uma
tradução equivalente nem suficientemente curta para encaixar bem na
interface.

Uma localização é destinada a facilitar o acesso às pessoas que não
sabem inglês. Não é um tratado da língua...

--
Carlos Rodrigues