[Firefox] Tradução 1.5

João Miguel Neves joao silvaneves.org
Segunda-Feira, 17 de Julho de 2006 - 10:38:52 WEST

Seg, 2006-07-17 às 08:51 +0100, Marco Sousa escreveu:
> Razões legais? Isso é mentira, tu podes usar o nome Mozilla Firefox em
> tudo o que quizeres, desde que não seja para denegrir a imagem deles.

Denegrir neste caso implica publicar software que não passou pelo
controlo de qualidade deles.

É uma marca regista. Mais interessante ainda, se houver uso indevido e
não te chatearem podem perder a marca. É essa a nossa lei. Quanto ao
resto, resolve com eles. Por mim não me preocupa, ficará tudo resolvido
automaticamente com a versão 2.0.

Se quiseres um xpi com o nome de Firefox, tens as instruções para o
fazer. Eu posso garantir-te que não vou desrespeitar a lei por tão
pouco.

> Ainda por cima é a Firefox que pede para traduzir-mos.

Raios, não encontro esse pedido em lado nenhum. Eu comecei a trabalhar
na tradução porque queria ter um Firefox em português, não o contrário.

> Pela licença da Mozilla, até se ela não pedisse-mos para traduzir, nós
> podemos editar o código fonte do Firefox, e fazer um novo, e o novo
> teria de ter escrito que foi feito a partir de Firefox.

Pode, mas não pode dizer que se chama Firefox. Sim, há uma diferença.
São as regras definidas. Se não gostas, tens várias alternativas:

1) Desrespeitar - tens as instruções que já dei de como modificar o XPI.
2) Aceitar.
3) Reclamar perante a entidade em causa: Mozilla Foundation.

Eu sei qual foi a minha escolha, espero que a respeites, quando tomares
a tua.